Notícias
Cientistas descobrem nova estratégia dos mosquitos para escolher suas vítimas
23/10/2024 às 17:09
Estudo revela que combinação de infravermelho e marcadores corporais torna os humanos alvos perfeitos.
Mosquitos, conhecidos por transmitir doenças graves como dengue, zika, febre amarela e malária, são responsáveis por um número alarmante de mortes humanas. Em busca de soluções para combater esse problema, pesquisadores da Universidade da Califórnia descobriram que esses insetos utilizam a detecção de luz infravermelha, além de outros fatores como o CO2 da respiração e odores corporais, para localizar suas vítimas.
A pesquisa foi realizada com a espécie Aedes aegypti, famosa por espalhar o vírus da dengue. Embora os mosquitos tenham uma visão limitada, eles compensam com uma combinação de pistas. O estudo revelou que, embora nem o calor do corpo nem os odores humanos por si só sejam suficientes para atraí-los, a presença de infravermelho combinada com CO2 e cheiro humano dobra o comportamento de caça dos mosquitos.
Os cientistas também identificaram que os sensores de infravermelho estão localizados nas antenas dos mosquitos, graças a uma proteína sensível à temperatura chamada TRPA1. Quando o gene responsável por essa proteína foi removido, os mosquitos perderam a capacidade de detectar o infravermelho.
Essas descobertas ajudam a entender melhor o porquê os mosquitos preferem picar áreas de pele expostas, e como roupas largas podem ajudar a dissipar a radiação infravermelha, dificultando o ataque dos insetos. Com base nesse conhecimento, futuras estratégias podem incluir o uso de armadilhas com radiação térmica, criando novas formas de controle contra esses perigosos vetores.
Embora os mosquitos tenham uma visão limitada, eles compensam com uma combinação de pistas.
O estudo revelou que, embora nem o calor do corpo nem os odores humanos por si só sejam suficientes para atraí-los.
Fonte: MSN Saúde