Notícias

Foto: Reprodução/FMF

Clubes e FMF definem formato de disputa e datas do Campeonato Mineiro 2022

16/11/2021 às 17:10

Em reunião do Conselho Técnico, organizada pela Federação Mineira de Futebol (FMF), realizada nesta tarde, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte, os representantes das 12 equipes que disputarão o Campeonato Mineiro 2022 decidiram a fórmula de disputa da competição.

Assim como nas duas últimas temporadas, classificam-se para as semifinais os quatro primeiros colocados. Posteriormente, o 1º joga contra o 4º; e o 2º enfrenta o 3º. As duas semifinais serão em partidas de ida e volta.

O estadual terá início no dia 26/01 (quarta-feira) e a final, em jogo único, acontecerá no dia 03/04 (domingo). Ao todo, serão 14 datas, incluindo 11 da primeira fase, quando todos os times jogam entre si; duas datas das semifinais (20 e 27/03); além da decisão.

O VAR (árbitro de vídeo) será utilizado somente nas semis e na final.

As 12 equipes participantes são: Athletic, América, Caldense, Atlético, CAP, Cruzeiro, Democrata-GV, Pouso Alegre, Tombense, Uberlândia, URT e Villa Nova.

Troféu Inconfidência

Mantendo a fórmula de disputa também no Troféu Inconfidência, o estadual do ano que vem terá jogos entre 5º e 8º; e 6º versus 7º. Os ganhadores fazem a final e garantem o título secundário do Mineiro.

Transmissão

Com o fim do contrato com a Globo, a Federação Mineira segue discutindo com emissoras interessadas em fechar os direitos de transmissão da próxima temporada. Segundo a entidade, os novos termos televisivos devem ser assinados até a primeira quinzena de dezembro.

Texto: Fernando Cássio/Difusora 95 FM