Notícias

Colheita do café na região do Cerrado está em sua reta final
08/09/2016 às 09:05
A safra de café deste ano superou as expectativas até mesmo dos próprios produtores que colheram a mais do que esperavam. E isso pode ter reflexo em 2017, quando as plantas podem render menos em virtude dos fatores climáticos que exigem mais das plantações e com isso pode haver uma quebra significativa, porém a esperança é que não seja grande, até porque a previsão é que os preços estejam elevados para a próxima safra.
De acordo com o presidente da Cooperativa dos Cafeicultores da Região do Cerrado – Expocaccer, Ricardo dos Santos Bartolo, 2016 está sendo um ano com bons preços e safra cheia e a expectativa é que apesar dos fatores que podem influenciar diretamente na produção, o que está acontecendo neste ano possa se repetir até 2018. Sobre preços, Bartolo não quis fazer previsões, mas acredita que pelo fato de o Brasil não produzir café para abastecer o consumo mundial, pode ocorrer uma estabilidade de valores, com possibilidade e evolução.
Ricardo lembrou que a colheita do café na região do Cerrado está em fase final. Ele acredita que restam aproximadamente 10% de catação de café do chão e na maioria das propriedades todo processo já foi finalizado. Ele comemorou também o recebimento de café nos armazéns da Expocaccer que estão cheios, inclusive na nova unidade construída às margens da BR 365.
Renato Oliveira