Notícias

Colheita do café na região do Cerrado está próxima de 60%
18/07/2017 às 09:31
Com a mecanização da colheita do café, onde são poucas as propriedades que ainda a fazem de forma manual, atualmente o percentual do que já foi retirado das lavoura está entre 50 a 60%, segundo informou o superintendente da Federação dos Cafeicultores da Região do Cerrado Mineiro, Juliano Tarabal. Ele ressalta que Patrocínio, Araguari e Monte Carmelo estão com a colheita bem adiantada e alguns em função da altitude como Campos Altos, São Gotardo e Carmo do Paranaíba começaram com atraso em relação aos primeiros citados.
Ele ainda trabalha com uma colheita 30% em relação a safra passada que foi de 7,4 milhões de sacas, mas como o café tem uma grande bienalidade, quando em um ano tem uma super safra, no seguinte é reduzida por conta de vários fatores que na planta que acabam interferindo na produção, o que é considerado normal, pesar da tecnologia que tem sido adotada na cafeicultura.
Quanto as temperaturas baixas dos últimos dias, Tarabal disse que até a última semana, não foram registrados pontos de geada no Cerrado Mineiro, o que é um dos principais prejuízos para a planta. Ele lembrou que a temperatura mais baixa, desde que não ocorra geada, ajuda o cafeeiro evitando o stress hídrico.
Renato Oliveira
