Notícias

Com falta de mão de obra, sapateiro teme o fim da profissão
06/10/2022 às 14:50
Com o passar do tempo, algumas profissões vão perdendo seu espaço no mercado pela falta de novos profissionais se capacitarem, fazendo com que a profissão fique ameaçada de extinção.
Uma dessas profissões é a do sapateiro, que se dedica a realizar consertos e fabricações de calçados, e que hoje conta com poucos profissionais atuantes.
Em entrevista à Difusora 95, o sapateiro, Luiz Antônio Raimundo, atuante em Patrocínio há mais de 12 anos, afirmou que na sua juventude possuía diversas formas de se aprender a profissão, como em fábricas e até em escolas de calçados.
Luiz enfatizou que agora sem as fábricas e escolas, a profissão pode chegar ao fim, devido à falta de surgimento de novos profissionais na área.
Caso a profissão chegue ao fim, desencadeará um grande prejuízo, a começar por um problema ambiental, uma vez que sapatos que poderiam ser consertados e utilizados por um maior tempo passarão a ser descartados cada vez mais rápidos, causando um enorme dano ao meio ambiente por conta do tempo de decomposição.
Texto: Carolinne Souza/ Grupo Difusora
Reportagem: Aléx Henrique e Filipe Rodrigues/ Equipe de Jornalismo Grupo Difusora