Notícias

Foto: Terceiros
Com pouca chuva em 2020, lago de Nova Ponte apresenta índice de reservatório de água abaixo de 10%
29/12/2020 às 14:45
Diante da alarmante situação do lago de Nova Ponte, que se encontra com um nível de reservatório de água muito baixo, o jornalismo da Difusora 95 FM entrou em contato com o secretário de energia elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), Rodrigo Limp, para saber se algo pode ser feito para reverter essa situação.
O secretário explicou que a usina de Nova Ponte, além de ser uma importante usina em termos de produção de energia elétrica, ela também tem um importante papel regional para a população local em termos de irrigação, lazer, turismo e transporte.
Rodrigo explicou que no período de seca é natural que se reduza um pouco o nível dos reservatórios, para se ter a garantia da segurança energética, mas que atualmente o nível está abaixo de 10%, considerado inadequado pelo MME e que medidas já estão sendo realizadas para que se possa elevar os níveis no menor prazo possível associado ao início das chuvas.
Entre as medidas de curto prazo, o Ministério de Minas e Energia tem utilizado as usinas termelétricas para a geração de energia, tem feito importação de energia adicional da Argentina e Uruguai e envio de energia do nordeste para o sudeste para preservar a água nesses reservatórios da região sudeste que estão com níveis mais críticos.
“Hoje cerca de 65% de toda energia consumida no Brasil é produzida através das usinas hidrelétricas e nesse sentido acaba que a nossa produção acaba sendo bastante dependente do nível de chuvas, em que observamos principalmente naquelas regiões onde estão os reservatórios e a região sudeste é onde estão concentrados os principais reservatórios do Brasil”, ressaltou o secretário.
Nessas discussões sobre o uso dos reservatórios para outros usos além da produção de energia elétrica, o Ministério de Minas e Energia reconhece a importância desses outros usos e tem tentado pautar essas ações pelo equilíbrio entre a geração de energia, a segurança energética e também esses outros usos das águas dos reservatórios, mas como destacou Rodrigo, o ano de 2020 tem sido um ano muito atípico em termos de chuvas, especialmente esse último trimestre, de outubro, novembro e dezembro, que ainda não apresentou o nível de chuva esperado e suficiente para elevar os níveis dos reservatórios.
O secretário informou que a expectativa é de que com uma maior incidência de chuvas no mês de janeiro de 2021, aliadas a essas medidas complementares dentro do setor elétrico, possa se alcançar uma recuperação dos reservatórios de forma mais breve possível.
- Foto: Terceiros
- Foto: Terceiros
Texto: Cristiane Andrade/ Grupo Difusora
Reportagem: José Antonio/ Difusora 95


