Notícias

Com reajuste e aplicação do georreferenciamento carnês do IPTU começam a vencer na próxima semana

08/04/2017 às 11:23

Os carnês do Imposto Predial Territorial Urbano – IPTU de 2017 pela Prefeitura de Patrocínio já estão sendo entregues. Segundo Simone Queiroz coordenadora do setor na Secretaria Municipal de Finanças, em entrevista a reportagem da Difusora, os carnês estão com a sua distribuição sob a responsabilidade do Correios. De acordo com Simone a entrega seria encerrada em 06 de abril, quinta-feira, véspera do feriado de aniversário da cidade, mas se porventura algum contribuinte não tenha recebido, é necessário o mesmo procurar a Secretaria localizada na sede da Prefeitura, para a impressão da segunda via do carnê. Quem não disponibilizar de tempo para ir a secretaria, Simone informou ainda que no site da Prefeitura, WWW.patrocinio.mg.gov.br, a partir desta segunda-feira dia 10, o contribuinte também terá acesso ao carnê, podendo pelo site, fazer a impressão dos boletos.

O carnê igual em administrações anteriores, está sendo entregue com as opções de parcela única, tendo já o valor com desconto de 5%, ou seja, para pagamento a vista ou ainda na modalidade de parcelamento, sendo seis parcelas com valores iguais, só que sem o desconto. Tanto para pagamento a vista quanto para quem for parcelar, o tributo tem o seu vencimento para o próximo dia quinze de abril (15/04). Quem pagar após a data tem os valores acrescidos de juros e multas, ficando o seu titular responsável pela retirada de uma segunda via junto a Secretaria ou no site.

Vale lembrar que no caso de parcelamento, as datas de vencimento seguirão para o dia 15 de cada mês, até a sexta e última em 15 de setembro.

De acordo com a coordenadora, apenas as agencias dos Bancos Santander e Mercantil, não estão recebendo o imposto, as demais todas estão aptas para o pagamento por parte do contribuinte.

O carnê do IPTU 2017 está sendo enviado aos endereços dos respectivos contribuintes no Município de Patrocínio, com o reajuste de 8,02%, segundo Simone. A profissional informou ainda que no caso de os contribuintes receberem um valor acima do esperado, se deve ao fato da aplicação do serviço do georreferenciamento disponível desde outubro de 2013(este serviço monitora a ampliação nos imóveis fora do especificado na planta), porém não estava sendo usado, e nesta edição o mesmo passa a ser também um dos critérios de regulamentação dos imóveis.

Simone Queiroz disse que a Secretaria de Finanças, possui um setor para atender aos contribuintes que queiram contrapor o valor informado no carnê. “Os interessados podem nos procurador, que nós vamos avaliar cada caso e encaminhar ou para o setor de protocolos, para que seja feita uma revisão ou para o setor de urbanismo, para que seja dada a entrada na planta, enfim cada caso será tratado”enfatizou Simone.

José Antonio/Grupo Difusora