Notícias
Comentário do Dia 01/03, a prestação de contas do prefeito Deiró Marra e os recursos recebidos pela Santa Casa e Hospital do Câncer
01/03/2018 às 14:30
Boa tarde. Em patrocínio são 12 horas. Estamos iniciando nosso Comentário do Dia, hoje, nesta quinta-feira, dia 01 de março do ano da graça de 2018.
A administração municipal apresentou ontem em audiência pública uma prestação de contas do ano passado, 2017, os números de 2017 da gestão pública municipal foram apresentados pelo prefeito Deiró Marra, em audiência pública com a presença de vereadores, secretários, alunos do curso de contabilidade do Instituto Federal do Triângulo Mineiro e imprensa. Nos números apresentados, foi apontada uma arrecadação municipal de mais de 281,727 milhões de reais dentro de todos os setores da prefeitura, incluindo recursos oriundos das esferas estadual e federal. Já as despesas foram de 211,524 milhões e o superávit apresentado foi de pouco mais de 70,703 milhões de reais. Para o prefeito Deiró Marra esses números são frutos de uma gestão consciente. Ele lembrou que houve uma liquidação de mais de 50 milhões de reais, considerando a dívida fundada e a dívida líquida dos financiamentos feitos junto ao INSS e o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do município de Patrocínio – IPSEM.
O contador e responsável pelos números da prefeitura, José Geraldo Fernandes Peres “Maninho” comentou que a contenção de despesas feitas pelo prefeito em 2017 e os ajustes feitos com várias negociações, fez com que houvesse uma redução de dívidas de mais de 57 milhões de reais. Maninho lembrou que os números apresentados foram relacionados à prefeitura e autarquias – Daepa e Ipsem. Na verdade, viu gente, essa prestação de contas pela administração municipal é muito importante, mostrando a transparência da gestão pública para com a população de receita e despesas, e onde foram empregados os recursos, coisa que há muito tempo não víamos aqui. É disso que o povo quer saber; transparência no poder público. E falando em poder público, estamos vendo que o interesse na saúde publica continua em nossa cidade, principalmente com referencia aos nossos dois hospitais dedicados á saúde do povo; o Hospital do Câncer e a Santa Casa.
Primeiro foi o prefeito Deiró Marra, abraçando a causa do Hospital do Câncer na busca do segmento do processo de credenciamento pelos SUS, se colocando ao lado dos diretores daquela entidade, e ainda concedendo um recurso representativo para o mesmo e para a santa casa. Em seguida, o vice-prefeito Gustavo Brasileiro, juntamente com os diretores dos dois hospitais, e o vereador Panxita, estivem em Brasília e conseguiram mais recursos. O atual presidente da Câmara Municipal, vereador Thiago Malagoli, também conseguiu junto através do trabalho junto ao deputado Wellington Prado conseguiu mais um recurso representativo para o Hospital do Câncer. Esta semana, os agentes políticos de nossa cidade, o ex-presidente da Câmara, Cássio Remis, os vereadores atuais José de Arimatéia e Adriana de Paula, juntamente com os diretores da Santa Casa e Hospital do Câncer e também da APAE, estiveram em Brasília com o ministro da Saúde, Renato Barros, e conseguiram a liberação de diversos equipamentos para os hospitais e também recursos para a APAE de Patrocínio. É o que nós sempre falamos aqui, quando há união, desprovida de ranço políticos, muita coisa é resolvida, principalmente as questões de saúde pública e entidades representativas como a nossa querida APAE, que a 45 anos em vi a sua fundação aqui, e que tem prestado uma gama de serviços no seu setor. Que o trabalho de todos nossos agentes políticos possam prosseguir na saúde, e agora precisamos de união também para combater a violência, buscando também recursos para a segurança em nosso município, cuja insegurança está preocupando a todos nós. É patrocino crescendo para os lados e para cima, em todos os seus segmentos, como dizia o nosso saudoso diretor-presidente do Grupo Difusora de Comunicação, Sr. Pedro Alves do Nascimento, que nos deixou um grande legado de amor a essa querida terra.