Notícias

Comentário do Dia 03/08, a crise econômica e política brasileira

03/08/2017 às 14:27

Vivemos ontem mais um episodio da triste realidade política e econômica que vive esse nosso Brasil varonil.  A crise política é a causadora da crise econômica. É aquele velho clichê, “casa que não em pão, todo mundo briga e ninguém tem razão”. O velho e antigo e eterno poder do dinheiro mais uma vez prevaleceu para a compra do poder, podres poderes, como fala a velha canção de Caetano Veloso. Na pesquisa feita na semana passada apor órgãos de credibilidade, como a CNT, por exemplo, dava o resultado de que 85% da população não queria a permanência do atual presidente, mas como dependia da Câmara dos Deputados, o dinheiro correu solto para a maioria dos senhores deputados nossos representantes. Dessa vez não houve manifestação do povo tal como no impeachment da ex-presidente Dilma, isso por que a população brasileira já está cansada, e na verdade, pouco iria adiantar, já que o poder de compra de caráter político gritou mais alto. Já falamos aqui que a única coisa que pode tentar concertar essa situação lamentável que estamos passando com a nossa política, é o voto. Ano que vem tem eleições, e não é possível que vamos repetir os mesmo erros. Hoje pela manhã, vimos diversos comentários na imprensa que cobre os acontecimentos de Brasília. Um  deles disse que;

“Durante as últimas semanas, já se esperava a vitória de Temer e a grande dúvida era sobre o tamanho do triunfo. A avaliação sempre foi a de que uma vitória magra soaria como derrota, por traçar um panorama desalentador em uma segunda denúncia. A folga obtida por Temer logo no início da votação, porém, já dissipava parte das dúvidas. A avaliação geral em Brasília é a de que dificilmente o presidente perderá tantos votos no caso de uma segunda denúncia, a ser apresentada nas próximas semanas pelo procurador geral da República, Rodrigo Janot. O presidente contou muito com o argumento da estabilidade do país, ressaltado pela maioria dos deputados federais que defenderam que a denúncia fosse arquivada. Além disso, diversos parlamentares refratários à esquerda justificaram que a saída de Michel Temer seria positiva para o PT e que, por isso, votavam contra a acusação. Para garantir a vitória, Temer também contou com uma trapalhada da oposição, que não conseguiu fazer eficientemente a tarefa de obstruir a votação. Mesmo tendo número suficiente para impedir que o quórum de 342 deputados presentes fosse alcançado, os oposicionistas foram atropelados pela base aliada. Diversos parlamentares de partidos contrários ao presidente foram ao microfone e, com isso, as presenças deles foram contadas para efeito de quórum, agilizando o trabalho dos aliados de Temer.”

Enquanto isso, a crise econômica vai continuar, os impostos vão aumentar mais ainda do que já estão, e pouco vai adiantar greves, como estamos vendo agora, a dos caminhoneiros, que eles sabem, se fosse mais organizada eles paravam o país. O déficit orçamentário do país vai de novo a 150 bilhões de reais, e podem aguardar, como já comentamos, vem ai mais aumento de mais impostos.  Agora que esse governo ganhou fôlego, através de compra de votos, como o nosso dinheiro, a coisa vai piorar e muito. Agora, será que esses deputados, verdadeiros vendilhões da pátria, pensam que serão reeleitos em 2018?  Depende de nós, pobres mortais eleitores.