Notícias
Comentário do Dia 09/03, a renovação política em Patrocínio
09/03/2018 às 14:24
Boa tarde. Em Patrocínio são 12 horas. Estamos iniciando o nosso Comentário do Dia, hoje, nesta sexta-feira, dia 09 de março do ano da graça de 2018.
Temos falado muito aqui no nosso Comentário do Dia sobre renovação no velho e ultrapassado modelo político atual, que vem há muito tempo nos causando tanto prejuízo, e vamos continuar falando até dia 7 de abril, quando fecha a janela de transferência de futuros candidatos na definição pelos quais partidos vão disputar. Aliás, vamos continuar no tema, até no momento que a justiça eleitoral permitir, como infelizmente acontece em todas as eleições. Ficamos de voz calada pelas intermináveis condições que são impostas pela justiça eleitoral á imprensa, principalmente a imprensa falada. Temos visto que promovem tantas mudanças nesse velho modelo político, mas as regras de censura á imprensa em época de eleições continuam as mesmas. Mas, tudo isso ainda é resquício da chamada Lei Falcão, de autoria do então ministro da justiça da ditadura, Armando Falcão, que mandou calar a imprensa para não influenciar o povo brasileiro nas eleições, durante o Ato Institucional número 8, o mais terrível de todos, editado pelo Governo Militar em 1968, que fechou o Congresso Nacional, proibiu o judiciário de julgar habeas corpus e impôs a censura prévia na imprensa. Tempos difíceis, viu gente, eu passei por eles. Bom, e por aí afora, fatos que a nossa geração sabe muito bem. Mas voltando à renovação política, mais do que nunca agora é a hora de proceder a essa mudança, nas eleições de outubro, porque a decepção com essa crise está acabando com todos nós. Estamos vendo ainda que novos candidatos em novos partidos estão surgindo, tanto para a presidência da república quanto para o governo dos estados. Dentre os novos nomes para o Governo de Minas, está surgindo o nome do empresário Romeu Zema, de Araxá, fundador do complexo comercial Zema, que lançará sua candidatura ao Governo de Minas na próxima segunda-feira em Belo Horizonte.
Então, é nossa obrigação também buscar uma renovação em nomes que deverão nos representar na assembleia legislativa e no Congresso Nacional. A hora é agora. Que nossas lideranças políticas comecem a se reunir para não apontar ninguém no afogadilho, e depois não elegermos ninguém, e mais uma vez ficarmos aí buscando migalhas nos paraquedistas que todos os anos caem por aqui. Temos aqui jovens políticos que podem ser eleitos, tomando como base nosso colégio eleitoral que já está bastante representativo, e o complemento virá na busca de votos na região. Mas, o importante é promover a mudança. Temos que retornar ao nosso antigo prestígio político que perdemos, porque não temos ninguém para nos representar no mundo político, como tivemos no passado, origem do grande desenvolvimento que tivemos. Como já falei aqui por diversas vezes, já que começamos a renovação no comando da administração municipal, vamos agora renovar também no legislativo estadual e federal. Vamos partir para dois novos nomes da nossa política que tenha condições de se elegerem e vamos, todos nós patrocinenses, fechar questão em torno deles, e então elegê-los. Temos certeza que mudarão esse velho modelo político que ainda teimamos em preservar e quem vai ganhar com isso, é a nossa querida Patrocínio. Essa é a opinião do Grupo Difusora de Comunicação.