Notícias
Comentário do Dia 15/01, o estacionamento rotativo em Patrocínio
15/01/2018 às 14:23
Boa tarde, estamos de volta com o nosso Comentário do Dia, hoje, segunda-feira, dia 15 de janeiro do ano da graça de 2018. Esperamos que todos tenham tido um excelente final de semana. E que esta segunda-feira seja prenúncio de uma semana bastante produtiva em todos os segmentos da nossa querida Patrocínio.
Inicio nossos comentários da semana, falando novamente sobre o estaci0namento rotativo da cidade, que está fazendo uma falta danada, todo mundo sabe disso. Na verdade, a população está registrando uma redução no movimento de veículos na cidade, mas isso acontece sempre nos meses de final de dezembro e janeiro, devido ás férias de final e início de ano de uma parte considerável nos segmentos da cidade, mas, terminando janeiro, fevereiro vem quente, pois os segmentos voltam a funcionar na sua totalidade, e ai volta também a muvuca no trânsito, e principal no centro e entorno da cidade. Sabemos que o governo municipal através da secretaria de transito, segurança e transporte, tem tomado as devidas providências para o retorto e também que não é fácil voltar à organização de um trânsito que vai se tornando cada dia mais intenso como o de Patrocínio. Mas o que nós escutamos aqui e gravamos são muitas reclamações de quem participa do transito, a população, motoristas transeuntes. Temos a informação de que a abertura de propostas para contratar empresa que irá gerir a zona azul, acontece dia 16 de fevereiro.
Na última semana, o governo municipal divulgou o edital para a contratação de empresa que será a responsável em gerir o estacionamento rotativo em Patrocínio. De acordo com o secretário municipal de segurança, trânsito e transportes, Alcides Dornelas dos Santos, a abertura das propostas será feita ás 9h do dia 16 de fevereiro e informou ainda que algumas empresas que atuam nesse setor já demonstraram interesse em participar do pregão. Ele, porém espera que a vencedora, possa apresentar um serviço de qualidade e que tenha visão voltada ao setor social. Podem participar da licitação, prestadores de serviço de qualquer parte do país e a expectativa de Dornelas é que até o final do primeiro trimestre de 2018, o rotativo possa voltar a funcionar. Alcides não esconde a vontade de que o administrador do estacionamento rotativo, seja alguma instituição sem fins lucrativos e ainda comentou que até o próprio município poderia ser o gestor, apesar do investimento que terá que ser feito para isso, “Não é bicho de sete cabeças. Hoje nós temos tecnologia, as vezes exige um investimento alto, mas o investimento maior é a prestação de serviço com qualidade”, frisou. Sobre a participação de empresas privadas e entidades sociais poderem participar do processo, o secretário explicou que o prefeito assinou o edital para a participação de apenas empresas terceirizadas, devido a Lei 8.666 que consta apenas na contratação de empresa e não o chamamento público.
O que nos resta, é aguardar com ansiedade a conclusão desse processo, para que o estacionamento rotativo volte o mais depressa possível, pois, volta a dizer, está fazendo uma falta danada para sanar o abuso de estacionamentos nos locais determinados por 12 horas, impedindo a rotatividade. Patrocínio não é mais província, nem tão pouco dirigida por provincianos, mas sim por uma administração renovada, fiel aos compromissos assumidos e sobretudo conscientes das necessidades prementes do município, e vem procurando sanar todos, como já vem acontecendo desde o ano passado. Nossa confiança é total na resolução desse problema sério que é o transito, pois o mais difícil já foi conseguido, que a municipalização. Só não poder demorar muito.