Notícias

Comentário do Dia 17/01, a estreia do CAP no Campeonato Mineiro do Módulo I

17/01/2018 às 14:21

Aqui no Comentário do Dia de hoje, o assunto do momento, é a estreia do Clube Atlético Patrocinense no Campeonato Mineiro da série A, isto é, de volta á elite do futebol de Minas Gerais. É muito grande a expectativa do torcedor Patrocinense para esta estreia contra o América, a terceira força do futebol mineiro. Quando digo que é grande a expectativa, por que depois de muitos anos estamos de volta á primeira divisa do nosso esporte, depois de muito esforço dos dirigentes do CAP, da administração municipal, e da população.  Quando falo da participação efetiva da administração municipal, nenhuma equipe de futebol profissional do interior, vive sem o apoio da poder público, dentro dos limites, evidentemente. Mas, é de cabal importância esse apoio, assim como também da população, dos torcedores, enfim de todos os segmentos d a comunidade, como está acontecendo, agora, inclusive, da imprensa. A nossa Equipe Polivalente, comandada pelo companheiro Luiz Oliveira já se encontra em Belo Horizonte, onde logo mais ás 18 horas será aberta a nossa jornada esportiva, com Luiz Oliveira, José Carlos Dias, Renato Oliveira e Benildo Borges.

Quase 24 anos depois, o Clube Atlético Patrocinense começa hoje (17), a mais uma caminhada no Campeonato Mineiro do Módulo 1. O time jogou pela última vez a principal divisão do futebol mineiro em 1994, quando perdeu para o Cruzeiro por 1 x 0 e foi rebaixado para o Módulo Dois do ano seguinte. E agora, com seu retorno ao futebol profissional em menos de dois anos conseguiu dois acessos e a agora quer voltar a fazer história no cenário mineiro. O primeiro desafio será no estádio Independência, contra o atual campeão da segunda divisão brasileira América. Ao todo, foram dois confrontos entre os dois clubes, com vitórias da equipe da capital: em 12 de abril de 1.994, o CAP perdeu por 2 x 1 em casa e no dia 28 do mesmo mês, foi goleado por 4 x 1.

No ano anterior, o Patrocinense também disputou o campeonato, mas não conseguiu se classificar para a segunda fase onde entravam os times de Belo Horizonte. Em 1.993, o CAP esteve no grupo C e terminou a fase de classificação em 4º lugar com 14 pontos, 01 a menos que o 3º colocado, Uberlândia e do 2º URT, ficando ainda a 02 pontos do primeiro colocado Araxá.

O Patrocinense ficou 9 anos inativo após o rebaixamento. Voltou em 2004, quando conseguiu o vice-campeonato da segunda divisão e no ano seguinte acabou sendo rebaixado e após isso teve suas atividades paralisadas novamente, retornando em 2016, quando ficou com a terceira melhor campanha e conseguiu o acesso graças a desistência do Formiga que iria disputar o Módulo Dois de 2017 quando o time grená conquistou o título da divisão de acesso à elite.

Time pronto

Para o jogo desta quarta-feira (17), o Patrocinense está definido pelo técnico Rogério Henrique. O treinador repete a formação que venceu o Itumbiara uma semana atrás, com o retorno de Diego Borges na zaga. Foram 47 dias de pré-temporada, quatro amistosos, com uma vitória, dois empates e uma derrota, além de um jogo-treino.  Para Rogério Henrique, o time conseguiu encontrar seu ponto de equilíbrio no último teste em Itumbiara por isso, também optou pela manutenção do time para o primeiro jogo.  Já o América, teve apenas 15 dias de preparação. O coelho se reforçou para a temporada com o armador Matheus Sales e os atacantes Aylon e Rafael Moura que chega ao clube com status de uma espécie de ídolo americano. O três, inclusive começam a partida.  Vamos acompanhar o jogo e torcer muito para um bom resultado que possa favorecer o CAP na estreia que será muito importante para a sequência dos jogos.