Notícias
Comentário do Dia 19/03, as eleições gerais em Patrocínio
19/03/2018 às 14:25
Boa tarde. Em Patrocínio são 12 horas. Estamos iniciando o nosso Comentário do Dia, hoje, nesta segunda-feira, dia 19 de março do ano da graça de 2018, dia de São José. Esperamos que tenham tido um excelente final de semana, que esta segunda-feira, seja o prenúncio de uma semana bastante positiva em todos os segmentos de nossa comunidade, buscando sempre o engrandecimento e crescimento de nossa querida Patrocínio.
Voltando ao assunto das eleições gerais deste ano, onde estamos lembrando sempre que temos que lançar novos candidatos, renovando também nossa política representativa, candidatos com novas ideias, que possam representar e bem nossa querida Patrocínio. E quando cobramos aqui, que esses nomes já deviam ter sido escolhidos, para que iniciem logo os trabalhos, estamos vendo em uma matéria aqui no jornal O Estado de Minas na internet, que os candidatos ao governo de Minas serão definidos esta semana. Resumindo a matéria: a menos de sete meses das eleições, o cenário da disputa pelo governo de Minas Gerais finalmente começa a se definir, com os principais partidos apontando os nomes de seus candidatos. Nesta semana, dois políticos oficializam suas candidaturas: o deputado Rodrigo Pacheco se filia hoje ao democratas e será lançado como nome do partido, enquanto na quinta-feira o ex-presidente da assembleia Dinis Pinheiro será anunciado pelo solidariedade à concorrência pelo palácio da liberdade. No entanto, a mudança de postura do senador Antonio Anastasia, que nos últimos dias se colocou à disposição para ser o candidato do PSDB, pode influenciar diretamente o futuro de Pacheco ou de Pinheiro, que serão sondados pelos tucanos para a formação de uma chapa. Até agora, os pré-candidatos já lançados são o governador Fernando Pimentel (PT), que tentará a reeleição, o ex-prefeito da capital mineira Marcio Lacerda (PSB), o empresário Romeu Zema (novo) e o sociólogo e ex-secretário da educação João Batista Mares Guia (rede). Com mais dois nomes entrando na disputa esta semana – Pacheco e Dinis –, serão seis pré-candidatos lançados em Minas. O MDB ainda não definiu se lançará um candidato, mas a maior parte do partido defende a manutenção da aliança com Pimentel, indicando um nome para vice-governador.
É aquilo que sempre falamos, aqui, embora esteja aberta a janela para coligações, que será fechada no dia 7 de abril, mas ficar esperando por coligação, no quadro atual da política, é regredir, pois apesar de que são os partidos que definem essas coligações, a credibilidade deles, os partidos, está lá no carpete, tá no chão. Então, nossas lideranças políticas tem que trabalhar bastante a partir desta semana para também definir quais serão nossos candidatos a deputado federal e estadual. A situação atual não cabe vacilo, não cabe muita delonga, para depois a decisão não vir de afogadilho, e mais uma vez, ficarmos sem representantes. Vamos continuar batendo nessa tecla todos os dias, alertando nossas lideranças da necessidade desta definição.