Notícias

Comentário do Dia 22/09, audiência pública do Governo Participativo

22/09/2017 às 14:33

Bom, dentro do projeto governo participativo, foi realizada n a segunda  audiência pública onde foram prestadas contas pelo governo municipal referentes ao segundo  quadrimestre de 2017, onde foram feitas também apresentações de sugestões para elaboração  da LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias, LOA – Lei Orçamentária Anual, e o PPA – Plano Plurianual. O repórter Renato Oliveira, do nosso departamento de jornalismo cobriu o evento, e nos trás a informação de que;

O prefeito Deiró Marra, através do consultor Adilson de Souza, da empresa Amadeus Consultoria, realizou a apresentação dos balanços das contas do município dentro do quadrimestre 2017, através da Audiência Pública do Governo Participativo. Na oportunidade, foi mostrado que em oito meses, já foram pagos mais de 19 milhões de despesas e ainda apresentado o desempenho da gestão fiscal, onde Adilson comentou que se surpreendeu com a reversão do desequilíbrio financeiro da Prefeitura em pouco tempo, o que não é comum onde um administrador ao assumir encontra maias de 100 milhões de dívidas oriundas de gestões anteriores.  No balanço apresentado, somente com fornecedores que a prefeitura tinha dívida a curto prazo, foram saldados mais de 9 milhões de reais nesses oito meses, além de regularizar débitos com o Instituto Previdenciário dos Servidores Públicos, INSS, Caixa Econômica Federal, dentre outras despesas. O prefeito Deiró Marra fez questão de comentar que está trabalhando para acertas as contas públicas e disse que os secretários estão cumprindo as metas traçadas por ele. Além disso, ressaltou que com o pouco que tem arrecado, tem conseguido fazer várias transformações, bem como anunciou que na próxima semana estará iniciando ações voltadas para a área da saúde e que a licitação para a construção do novo pronto socorro vai começar ainda neste ano. Durante a audiência, ainda foi apresentada a previsão orçamentária para 2018 que será de mais de 325 milhões de reais onde Deiró lembrou que fez questão de apresentar esse valor muito dentro da realidade. Ele ainda ressaltou que aposta no crescimento de Patrocínio devido ao agronegócio.

Essas prestações de contas do poder público são muito importantes para que a população saiba do trabalho que o gestor, isto é o prefeito, está fazendo e onde está indo o dinheiro dos impostos, e em fim, todos os recursos advindos do orçamento. E o mais importante são as realizações contidas nesta prestação de contas onde já faz notório, em pouco menos de um ano, diversas modificações para melhor no município. Isso mostra que o gestor do município, não basta apenas ser político, tem que ter a condição de administrar o patrimônio do povo, e isso até agora, o prefeito Deiró Marra tem feito, por a cidade e o município estão passando por diversas modificações, praticamente em todos os setores, coisas que há muito tempo não víamos. Isso prova mais uma vez que o povo quer mudanças, quer alternativas para experimentar novas gestões. É por isso que vivemos num estado democrático de direito. Que estas prestações de contas seja uma constante no atual governo municipal, pois mostra agilidade, atitude, transparência e gestão. E isso, que o povo sempre espera.