Notícias
Comentário do Dia 23/02, a falta de comunicação por telefone em diversas comunidades da zona rural de Patrocínio
23/02/2018 às 14:35
Boa tarde. Em patrocínio são 12 horas. Estamos iniciando o nosso Comentário do Dia, hoje, nesta sexta-feira, dia 23 de fevereiro do ano da graça de 2018.
Esta semana ouvimos uma matéria muito importante sobre reclamações de diversos ouvintes com relação á falta de comunicação por telefone em diversas comunidades da zona rural do município. Em pleno século 21 é inacreditável que nós brasileiros ainda temos dificuldades de usar o meio de comunicação mais rápido. É não é só na zona rural não, aqui na cidade também tem horas que a gente não consegue falar nem com os mais modernos aparelhos de celular. As reclamações foram dirigidas ao Sr. Secretário da Agricultura, Odirlei Magalhães, que desde que assumiu a pasta, vem desenvolvendo um excelente trabalho. Como já falamos, a Difusora 95 recebeu várias reclamações de moradores da zona rural de Patrocínio relacionadas ao sinal de telefonia celular. Uma delas foi em relação a uma possível ligação do trabalho da mineradora Mosaic, na região da Mata da Bananeira, onde o ouvinte informou que antes do início dos trabalhos, o sinal das operadores era bom, mas agora esse serviço piorou bastante. A demanda foi levada ao secretário Municipal de Agricultura, Odirlei Magalhães que se prontificou a enviar ofícios de informações a mineradora e também às operadoras de telefonia celular móvel, para saber o que está acontecendo. Ele frisou que essa é a primeira vez que chega esse tipo de demanda da região de Mata da Bananeira, mas disse que já houve reclamações de outras regiões. O secretário não descarta a possibilidade de uma parceria público-privada com as operadoras para melhorar o sinal para as comunidades rurais. Odirlei sabe que há comunidades que existe sinal de apenas algumas operadoras, em outras existe, mas com precariedade e em várias não há sinal nenhum e que os planos a serem elaborados serão de forma que atendam a coletividade. Vamos torcer para que o problema seja resolvido na sua totalidade.
Já que estamos falando sobre problemas na zona rural, outro fato que também chamou a atenção esta semana foi de um acidente que aconteceu em uma das estradas rurais causado pela água empossada no local, então diante do fato, o secretário de obras, Jorge Marra, que também vem fazendo um grande trabalho em sua pasta, tanto rural como urbano, alertou aos produtores que a lei para a construção de sarjetas nas estradas, será cumprida, para escoamento da água das chuvas. O secretário explicou á reportagem da Difusora 95, que a pasta tem tido muitas dificuldades com esse tipo de ação dos produtores e lembrou que quando ocorre chuva mais torrencial a água se acumula e não há para onde escoar com a obstrução dos drenos. Ele ainda destacou que esse trabalho é feito amparado por uma Lei, mas muitas pessoas não entendem esse processo que é feito para que haja a manutenção da recuperação das estradas. Para este ano, Jorge informou que haverá a drenagem de todas as estradas dentro do que preconiza a Lei e que os produtores que impedirem o escoamento poderão ser notificados. O secretário ainda frisou que o objetivo nas reformas das estradas é de estendê-las em até 20 metros de largura, porém não garantiu todas e caso houver plantações ou cercas dentro da área de domínio para a construção da via. Quanto às caçambas, se é lei, é lei, tem que ser cumprida. Como diz o velho ditado latino, sed lex, dura lex. A lei é dura, mas é lei.