Notícias

Comentário do Dia 26/03, a Semana Santa

26/03/2018 às 16:01

Boa tarde. Em Patrocínio são 12 horas. Estamos iniciando o nosso Comentário do Dia, hoje, nesta segunda-feira, dia 26 de março, do ano da graça de 2018. Esperamos que todos tenham tido um excelente final de semana, e que esta segunda-feira, seja o prenúncio de uma semana bastante movimentada em todos os sentidos, buscando o crescimento e desenvolvimento da nossa querida Patrocínio.

Falando em início de semana, estamos vivendo a partir de desta segunda-feira, a Semana Santa de todos nós cristãos, de todos os credos e cultos. Igrejas evangélicas, e todas as paróquias da cidade que já é cidade grande, com seis comandos da igreja católica, já estão divulgando a programação desta semana, com confissões, missas, seguida da sexta-feira santa, morte e paixão de cristo, culminando com o sábado de aleluia e o tradicional domingo de páscoa. A Semana Santa nos faz lembrar, sem sermos conservadores nem tão pouco saudosistas, às semanas santas do passado, quando a cidade ainda era pequena, e quando tínhamos somente uma paróquia, a paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio, parece que a fé das pessoas era mais contrita, era bem mais forte, demonstrada principalmente na concentração para a procissão de nosso senhor morto, como era dito naqueles tempos. A nossa geração dos anos 60 ainda lembra das matracas, das velas acesas, das vendas de velas na porta da igreja matriz, como um bico para ganhar uma pequena comissão. Tudo isso e muito mais fazia parte das semanas santas da nossa infância e juventude. Hoje vemos que aconteceram algumas mudanças nesse ritual. Aumentaram as paróquias, e hoje cada uma promove a sua Semana Santa, as suas procissões do enterro. Mas a fé continua inabalável. Parece que nada mudou, principalmente nesse momento que o país vive anos de vacas magras, parecendo até a praga dos sete anos. Mas com fé no criador, haveremos de vencer, principalmente pedindo ao nosso querido amigo Jesus Cristo, que nos ilumine na hora de votar em outubro próximo, que saibamos escolher nossos representantes, para não cairmos em mais uma esparradela como agora.

Que nesta Semana Santa, mais que nunca, vamos pedir ao nosso redentor Jesus Cristo que nos envie políticos novos, com novas ideias que não sejam de corrupção, nem de enganar o povo tão sofrido, onde os beneficiários do INSS por invalidez e licença médica são constantemente passados pelo pente fino, e tem na sua maioria, por perícias médicas orientadas pelo próprio governo, canceladas, enquanto a classe política, o legislativo, e executivo e o judiciário vivem de mordomias pagas por todos nós que temos benefícios cancelados. Nesta Semana Santa, que possamos nos concentrar em acabar com a velha política, e renovar nossos votos de fé em uma política nova, sem corrupção, sem mordomias, na busca de uma sociedade mais justa. Temos esta Semana Santa toda para refletir, e com muita fé, como disse o Gilberto Gil na velha canção: “Andar com fé eu vou, porque a fé não costuma falhar”.