Notícias
Comentário do Dia 27/02, o lançamento oficial da Fenacafé
27/02/2018 às 14:29
Boa tarde. Em Patrocínio são 12 horas. Estamos iniciando o nosso Comentário do Dia, hoje nesta terça-feira, dia 27 de fevereiro do ano da graça de 2018.
A administração municipal promoveu na noite de ontem o lançamento oficial da Fenacafé – Festa Nacional do Café de Patrocínio – que já deveria estar acontecendo há muito tempo, desde quando nos tornamos a capital nacional do café, como toda cidade faz em torno da sua principal produção, e aqui em patrocínio, o café continua sendo e continuará ainda por muito tempo, sendo à base da nossa economia. Mas, de um vinte anos prá cá, o que imperou foram as vaidades bobas e o ranço político. Isso, por que antes, naqueles bons tempos, tínhamos uma festa da cidade coroada de pleno êxito em toros os segmentos, por que havia união principalmente entre prefeitura e sindicato rural. Havia uma perfeita sintonia política com o pensamento votado para o lazer unicamente da população. Depois começaram a aparecer em nossa política algumas cabeça de bagre, colocando em primeiro plano a política da perseguição, e a coisa veio com uma entidade só promovendo a festa da cidade, com preços exorbitantes, prejudicando a população, exatamente no período da data maior do município, o aniversário de 7 de abril. Já era hora de aparecer alguém para mudar esse panorama, que colocasse a população em primeiro lugar, e o prefeito Dieró Marra, eleito como já falamos, sob égide da renovação, e agora surge finalmente a festa nacional do café.
Por que isso não aconteceu antes, conhecemos muito bem a história. Mas não vamos entrar no mérito da questão, agora não, vamos deixar para o momento exato, se aparecerem às forças ocultas para atrapalhar, como vinha acontecendo nesses últimos vintes anos.
A Difusora 95, esteve presente na noite de ontem, no auditório da Expocaccer onde foi feito o lançamento oficial da nossa festa nacional do café. Foi anunciada a parte artística do evento; Fernando e Sorocaba dia 04, Rionegro e Solimões dia 05, Felipe Araújo dia 06, Leonardo e Zé Felipe dia 07. Essas atrações á nível nacional estarão se apresentando entre 04 e 07 de abril no Parque de Exposições durante a realização da 1ª FENACAFÉ, com portões abertos. Ainda haverá a apresentação da dupla patrocinense Talles e Larissa, no encerramento do Rodeio Fivela de Prata no domingo dia 08 de abril. Outra apresentação será da dupla Mococa e Paraíso, dia 07 após a Cavalgada que sairá do Parque de Exposições. No mesmo dia ainda será realizado o desfile cívico em comemoração aos 176 anos de Patrocínio, com saída ás 7h30, descendo pela Avenida Rui Barbosa até a Praça Santa Luzia. O rodeio será a partir do dia 04 de abril. O lançamento foi realizado nesta segunda-feira (26), quando o prefeito Deiró Marra apresentou a grade de shows e ainda destacou a parceria com a empresa Bebidas Marra que vai fornecer o portfólio de produtos a preços acessíveis, sendo as cervejas Devassa Puro Malte será vendida a R$ 4,00 e a Glacial ao valor de R$ 3,00, além de demais produtos com valores bem abaixo dos que normalmente são praticados em outras feiras. A tradicional festa da cidade volta ser realizada de forma gratuita depois de vários anos e ainda terá exposição de máquinas, parque de diversões e eventos com apresentações de artistas locais, dentro do Som do Cerrado, onde cada dia da FENACAFÉ haverá um estilo musical específico. Ainda será feita a eleição da Rainha do Café, no dia 03 de abril.
Vamos ver se daqui prá frente, possa haver bom senso e acima de tudo, consenso entre administração municipal, sindicato rural e a cadeia produtiva do café, para que tenha sequência à festa nacional do café, mesmo por que se tiver duas grandes festas no ano, é possível que a população acabe ficando sem nenhuma. É só cobrar preços que a população tenha condições de pagar.