Notícias

Foto: Cristiane Andrade

Comerciantes de Patrocínio realizam manifestação contra o fechamento das empresas do município

13/03/2021 às 14:29

Representantes do comércio de Patrocínio realizaram uma manifestação, na manhã desta sexta-feira (12), contra o fechamento das empresas e cobranças de impostos por parte do Governo Municipal.

Em entrevista a Difusora 95 o comerciante, João Lucio, demonstrou indignação devido ao momento que estão passando. “Manda fechar o comércio e manda cobrar das pessoas, então o que a gente ta reivindicando é isso. O que vai acontecer? Vai dar um desconto para nós que estamos fechados? Ou vai deixar nós trabalharmos? Eu queria saber o que vai acontecer com o comércio, senão nós vamos estar todos quebrados, vamos fechar as portas” indagou.

Já a comerciante, Nena, criticou aglomerações que tem ocorrido na cidade e ressaltou que o comércio não tem culpa. “Nós temos aluguel para pagar, salário de funcionários e nós resolvemos que não tem mais como ficar fechado. A gente não aguenta mais, porque nós do comércio é que estamos pagando o preço, está tudo lotado e o comércio fechado”.

O prefeito, Deiró Marra, se reuniu com parte desses empresários para repassar suas colocações com relação à pandemia e o decreto imposto pelo Governo de Minas Gerais. Além disso, o chefe do executivo espera que essa determinação do dia 18, referente à região que se encontra na onda roxa, não seja prorrogada. Com isso, os decretos voltam a ser planejados pelo Governo Municipal.

De acordo com o prefeito, o número de casos de pessoas com Covid-19 tem diminuído e, com a habilitação dos leitos da Santa Casa e Pronto Socorro, há uma melhora na situação da cidade. “Então com esse novo cenário nós estamos tendo conforto e vamos nos possibilitar a termos uma oportunidade de dar uma condição melhor para a operação do nosso comércio. […] como eu disse, nos nossos decretos municipais estava indo muito bem. Então aliado a isso, nós esperamos que o Governo de Minas se sensibilize e não prorrogue esse decreto do dia 18 e que permita aos prefeitos fazerem a gestão plena dos seus municípios como vinha sendo feito” afirmou.

Com relação ao pedido de prorrogação do pagamento dos impostos, a resposta de Deiró Marra foi positiva. “Nós estamos elaborando e vamos enviar à Câmara [pedido de prazo para o pagamento de impostos] vocês podem ter certeza. Não para todos porque nós temos vários segmentos de comércio estão em plena vigência e estão ganhando muito dinheiro na verdade. Haja visto os próprios supermercados e hipermercados, grandes atacadistas estão num momento de melhores vendas, eu diria assim. Mas nós temos e estamos procurando segmentar para beneficiar aqueles que realmente ficaram fechados durante essa pandemia”.

Texto: Maria Gabriela Rabelo/ Grupo Difusora
Reportagem: Filipe Rodrigues/ Difusora 95