Notícias

Como pais e sociedade podem contribuir para que ataques em educandários sejam evitados? Pedagogo explica sobre o assunto
04/04/2023 às 14:19
O Brasil registrou nos últimos 20 anos 22 ataques em escolas, sendo que nos últimos 9 meses, nove unidades escolares foram alvos de estudantes, em uma escola estadual em São Paulo um estudante de 13 anos matou a facadas uma professora e feriu outras quatro pessoas, como a escola pode agir para prevenir esses episódios e trabalhar na construção diferença entre os educandos.
Em entrevista à Difusora 95 FM, o pedagogo filósofo e Doutor em Filosofia da Mente, Gustavo Luiz Gava, relatou que a melhor forma de ajudar a escola seja a comunicação e a aproximação, a escola não deve ser vista apenas por questões burocráticas ou administrativas que o pai, mãe ou responsável só irá até a escola quando tiver que receber o boletim de notas ou uma reunião de pais e mestres, mas que os pais e responsáveis façam parte do cotidiano.
Com relação a comunidade escolar, o pedagogo, afirmou que o conceito da mesma só se faz exatamente por meio de desse prisma entre professores, alunos, família e direção, sem isso não há comunidade escolar.
“Dessa forma acredito que nós tenhamos essa ideia de ajuda não apenas para um setor, mas uma ajuda coletiva a todas as cidades envolvidas seja para o corpo de profissionais da escola, família, estudantes, adolescentes, adultos e também outros agentes que acabam se envolvendo em projetos de ação projetos comunitários dentro da própria escola.”, encerrou Gustavo.
Texto: Thiago Sodré | Grupo Difusora
Reportagem: Filipe Rodrigues | Difusora 95
