Notícias

Foto: Reprodução

Como tirar pelos do nariz e da orelha sem se machucar

20/02/2020 às 14:42

Você sabe como tirar pelos do nariz e da orelha de forma correta? Bom, a gente entende que cultivar pelos no rosto é o sonho de muitos por aí. Mas, em alguns casos, os fios crescem em lugares indesejáveis, como no ouvido e nas narinas. Apesar desses cabelos terem uma função fundamental para a proteção dessas partes, nem sempre o visual agrada muito.

Mas, também não é motivo de desespero! Se você tem esses excessos e sempre se machuca ao tentar tirá-los, vamos com mais calma. Tem jeito para tudo e, nesse caso, vamos dar algumas dicas infalíveis para você parar esse sofrimento e, de quebra, arrebentar na aparência. Quer conferir?

Por que nascem tantos pelos no nariz e na orelha?

Esses pelinhos, apesar de pouco charmosos, são fundamentais para “filtrar” as impurezas que você respira. Na orelha, também funcionam como uma espécie de proteção. Além disso, eles permitem umidificar e aquecer o ar respirado, tornando-o mais puro para os pulmões. E tem mais! Os famosos fios nasais ajudam a estimular o cérebro a diferenciar os aromas. Fantástico, não é mesmo?

Depois de tantas vantagens, é melhor deixar o nariz e as orelhas peludas, enormes?Claro que não! Brincadeiras à parte, saiba que o crescimento descomunal desses cabelos tem muito mais a ver com genética do que com maus cuidados. No próximo tópico, vamos mostrar como tirar os fios sem machucar, melhorando o visual sem perder essas funções tão importantes.

Como tirar os pelos do nariz e das orelhas de forma correta?

O crescimento dos pelos do nariz e das orelhas costuma se dar na velhice, mas não é uma regra. Tem muito garotão que precisa dar uma atenção a esses cantinhos do rosto. E quem se preocupa com a aparência, provavelmente, já deve ter visto de tudo por aí prometendo acabar de vez com os fios.

Porém, é preciso atenção e cuidado. Por exemplo, depilação à laser pode parecer a mais perfeita solução, contudo, oferece riscos, principalmente ao sistema olfativo. A pinça também pode ser uma alternativa não muito agradável.Por isso, o método mais prático e seguro é a velha tesoura e os aparadores especiais. Afinal, além de aparar, não machucam e também não arrancam os fios por completo.

Quais os cuidados para remover os pelos do nariz e orelha?

Seria lindo demais se fosse só pegar a tesoura e cortar tudo. Mas, é imprescindível tomar alguns cuidados, pois são partes muito sensíveis e qualquer descuido pode ser doloroso.

A primeira dica é sempre trabalhar com materiais esterilizados (não precisamos explicar que não seria legal compartilhar tesouras de outros narizes, né?). Além disso, muito cuidado com equipamentos pontudos e cortantes (o foco são só os pelos, não o nariz inteiro) e não retire tudo para não perder as funções.

Essas foram algumas dicas de como tirar pelos do nariz e das orelhas de uma forma mais agradável. Além disso, é totalmente possível manter uma aparência legal e saudável com esses cuidados. Se tiver dificuldades, procure uma barbearia que capriche no serviço.

Limpe as orelhas com solução salina:

Remova a cera e a sujeira dos ouvidos. Faça uma solução salina usando 1 colher de chá de sal a cada ½ xícara (120 ml) de água. Mergulhe um cotonete na solução e limpe gentilmente a área da orelha (exterior ao ouvido) e as fendas superiores.

Compre um aparador de pelos:

Para evitar aparadores baratos e ineficazes, assim como os mais caros, compre um modelo de preço médio. Procure um que tenha um sistema de lâmina rotatório e um protetor da pele, o que evitará cortes na pele ao aparar os pelos. Escolha um aparador mais leve que vem em um estojo se você viajar com frequência.

Escolha uma área bem iluminada:

Vá para um local com luzes fortes (como o banheiro) para aparar os pelos do ouvido. Use um espelho amplificado para ver os pelos que quer aparar, se possível. Mesmo que os pelos mais finos sejam invisíveis para você de alguns ângulos, eles podem ser visíveis para as pessoas ao seu redor!

Apare o pelo gentilmente:

O aparador deve caber confortavelmente no canal do seu ouvido. Cuidado para não forçar muito. Ligue o aparador e movimente-o nos pelos para removê-los. Pare e veja o seu progresso a cada um ou dois minutos se estiver satisfeito com os resultados.

Pesquise clínicas que oferecem remoção de pelos a laser:

Esse procedimento usa um raio laser para atingir e destruir os folículos capilares escuros, deixando a pele praticamente sem pelos. Procure na internet serviços populares de remoção de pelos à laser e leia as revisões das clínicas. Ligue para perguntar sobre os tratamentos e preços para comparar com outras clínicas.

Proteja a pele:

Para garantir os resultados dos tratamentos a laser, evite exposição ao sol por aproximadamente seis semanas antes da primeira sessão. Muita exposição ao sol pode aumentar bastante o risco de clareamento da pele durante o tratamento. Proteja as orelhas usando um chapéu largo ao ar livre antes e depois das sessões e usando protetor solar com FPS alto nas orelhas.

Não use tesouras, a não ser que essa seja a sua única opção:

Os canais do ouvido são muito sensíveis e as lâminas da tesoura podem danificá-los facilmente (e os danos podem ser irreversíveis). Se quiser usar tesouras, escolha modelos pequenos e precisos. Apare os pelos da orelha lentamente em uma área bem iluminada .

Nao use pinças:

Elas podem causar danos aos canais sensíveis do ouvido e inflamações, o que pode levar a uma infecção. Esse método de remoção também é bem doloroso e leva muito tempo, por isso, evite fazê-lo rotineiramente.

Não use cremes de remoção de pelos:

Cremes depilatórios parecem ser uma forma fácil de remover os pelos dos ouvidos, mas esse método deve ser evitado. Os químicos fortes dos cremes podem causar danos permanentes a áreas sensíveis, como ouvidos, olhos e nariz. Até mesmo os produtos mais brandos (feitos para a axila, buço e virilha) não devem ser usados nos ouvidos.

Fonte: Barba de respeito e wikihow