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Compras online: saiba seus direitos e como evitar cair em golpes

25/11/2022 às 19:20

A chegada do fim do ano faz com que muitos consumidores passem a se preocupar com os presentes de Natal, sejam eles para festa de família ou amigo oculto da empresa. Com isso muitas pessoas optam por realizar compras online para garantirem descontos, contudo o cuidado deve ser redobrado para evitar cair em golpes.

Como evitar cair em golpes 

Em entrevista à Difusora FM, o advogado Dr. Marcus Vinicius, orientou que o consumidor deve estar atento em acessar o site oficial da loja, uma vez que alguns sites clonam interfaces de lojas famosas atraindo consumidores a golpes. A dica que Marcus dá é verificar se o site possui certificado de segurança como o cadeado ao lado do endereço eletrônico.

Direito de arrependimento

Quanto ao direito de arrependimento da compra, o doutor esclarece que o consumidor tem até 7 dias contados a partir da chegada do produto para se arrepender. Ressalta- se que este direito é garantido apenas nas compras feitas pela Internet.

Produto ou serviço com defeito 

Caso o consumidor receba um serviço ou produto com defeito, seja ele físico ou pela Internet, o cliente tem até 30 dias para reclamar para o fornecedor em  produtos não duráveis e de 90 dias em produtos duráveis.

A loja fabricante deve reparar a falha em até 30 dias, caso não ocorra neste prazo o consumidor tem o direito de escolha entre a devolução integral do valor do produto, ou a troca em um de perfeito estado.

Texto: Carolinne Souza/ Grupo Difusora
Reportagem: Aléx Henrique/ Difusora 98