Notícias

Foto: Reprodução/Ilustrativa
Conab estima produção de 4,8 milhões de sacas de café para a safra 2022/2023
28/04/2022 às 16:25
A colheita da safra do café 2022/2023 no Cerrado Mineiro deve se iniciar na segunda quinzena do mês de maio, ganhando velocidade a partir da primeira semana de junho.
Segundo informações do superintendente da Federação dos Cafeicultores da Região do Cerrado Mineiro, Juliano Tarabal, a expectativa da safra para este ano é aproximadamente a mesma do ano passado, que foi de 4,7 milhões de sacas e este ano segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção deve ficar na casa de 4,8 milhões de sacas.
Juliano destacou que esta será uma quebra bastante considerável levando-se em conta que este ano seria um ano de alta produção na região, que poderia chegar até 8 milhões de sacas.
“Essa quebra se deveu, sobretudo aos problemas climáticos de 2021, forte geada e longo período de seca que atingiu toda a região do Cerrado Mineiro, e tudo isso impactou a produção para este ano e vai resultar nessa quebra”, completou Juliano.
Segundo o superintendente, a expectativa além da produção é muito voltada para a qualidade. O mercado, os produtores seguem firmes buscando novas tecnologias para ampliar a produção de cafés especiais, além do fato de que neste ano há uma comemoração dos 10 anos do Prêmio Região do Cerrado Mineiro e os 50 anos da cafeicultura do Cerrado.
Juliano Tarabal informou que em breve será lançada a 10º edição do Prêmio Região do Cerrado Mineiro, que novamente será trabalhada com as cooperativas e associações que compõem a Confederação do Cerrado e pediu para que os produtores se preparem e caprichem no pós-colheita para participarem de mais essa edição do Prêmio do Cerrado Mineiro.
Texto: Cristiane Andrade/ Grupo Difusora
Reportagem: Nilton César/ Difusora 95