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Concessionária está liberada para iniciar obras na BR-365 entre Patrocínio e Uberlândia e outras rodovias privatizadas pelo governo de Minas, na região

15/02/2023 às 19:53

Em fevereiro de 2022, o governo de Minas Gerais, anunciou um pacote de privatização de algumas rodovias mineiras, entre elas muitas no Triângulo Mineiro e parte no Alto Paranaíba.

No anúncio do governo estavam entre outras, a BR-365, trecho que liga Patrocínio a Uberlândia. Embora seja de autonomia do governo federal, o governo de Minas, teve autorização a época, para inserir o referido trecho no Programa de Concessões Rodoviárias.

O leilão realizado no segundo semestre de 2022, teve como vencedora, dos lotes rodoviários 1 e 2, programa da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), a empresa Consórcio Infraestrutura MG, formado pelas empresas Equipav e Perfin.

 

 

 

 

Com o passar do tempo, e a ausência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, e das empresas vencedoras do leilão e diante a precariedade com que se encontra a BR-365, diante aos buracos que abriram na pavimentação, e aos inúmeros acidentes, muitos com vítimas fatais, além de vários veículos com danos em decorrência dos buracos na via, registros que desde o fim de 2022, passaram lamentavelmente a ser comum, a reportagem da Difusora95 FM vem buscando desde então junto a lideranças políticas, posições que levem a melhorias na referida rodovia.

A reportagem da Difusora95 FM, entrou em contato com a Seinfra, para saber quando a concessionária estaria iniciado as obras de melhorias na 365, diante ao exposto no edital de licitação, e obteve a informação de que a partir desta quarta-feira dia 15 de fevereiro, o Consórcio Infraestrutura MG estará apto a iniciar as obras prevista em contrato.

Desde o final do ano passado, a BR-365, que já estava sem uma manutenção por parte do DNIT, em decorrência das chuvas, e dos milhares de veículos que por ela passam diariamente, se tornou, em quase toda a sua extensão devido aos inúmeros buracos, uma armadilha para os motoristas, sendo palco para diversos acidentes, inclusive alguns com vitimas fatais.

Quem trafega pela BR-365, desde o segundo semestre de 2022 até os dias atuais presencia uma grande quantidade de motoristas com veículos parados no acostamento da rodovia, estragados em decorrência das más condições da malha asfáltica da pista.

A reportagem da Difusora 95 FM, a Seinfra, informou que o lote Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, possui 627,4 quilômetros de rodovias, e que a concessionária será responsável pela duplicação de 36,1 quilômetros e implantação de 55 quilômetros de faixas adicionais, além de 353 quilômetros de acostamento, 52 dispositivos de interseção e rotatórias, três travessias de pedestres, 39 adequações de Obras de Arte Especiais, 13 quilômetros de pavimentação, entre outros.

Especificamente sobre a BR-365, a Secretaria de Estado, explicou que a privatização ocorrerá entre o km 485,70, no entroncamento com a MGC-462, no município de Patrocínio (trevo que dá acesso para o município de Perdizes), e o km 615,80, no entroncamento com o Anel Viário de Uberlândia (já naquele município), totalizando 130,10 km.

Outra rodovia que está no pacote anunciado pelo governo de Minas, e sob a responsabilidade das empresas vencedoras do leilão, é a MGC-462 que liga os municípios de Patrocínio a Perdizes.

De acordo com informação da Seinfra, a concessionaria ficará responsável pelo trecho compreendido entre o km 0,00 no entroncamento com a BR-365, no município de Patrocínio e o km 69,10, no entroncamento com a BR-452 (A). Recomeça no km 73,20, no entroncamento com a BR-452 (B) até o km 97,30, onde é finalizada no entroncamento com a BR-262, no município de Perdizes, somando um total de 93,20 km.

A reportagem da Difusora95 FM questionou ao governo de Minas sobre a cobrança de pedágios nas rodovias privatizadas, quando essas cobranças se iniciariam pelo previsto no edital, e a Seinfra explicou em nota que: “De acordo com o Programa de Exploração da Rodovia (PER) do Edital de Concorrência Internacional nº 002/2021 – Lote Triângulo, as implantações das praças de pedágio devem ocorrer no prazo máximo de 9 (nove) meses, contados a partir do início da concessão. Contudo, a cobrança da tarifa de pedágio somente poderá ter início após o cumprimento de obrigações por parte da concessionária, como a conclusão das metas dos Serviços Iniciais ao longo dos trechos rodoviários previstas até o 9° mês, conforme estabelecido no PER”.

A Seinfra disse ainda que é obrigação da concessionária dar ampla divulgação da data de início da cobrança da tarifa, seus valores, o processo de pesagem de veículos e outras informações pertinentes, inclusive sobre o sistema de atendimento ao usuário.

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais informou ainda que a partir da segunda quinzena de fevereiro, a concessionaria estará apta a iniciar as obras também nas seguintes rodovias e trechos:

Rodovia BR-452, trecho compreendido entre o km 207,40, no entroncamento da rodovia estadual MG-190, no município de Nova Ponte, e o entroncamento com a BR-262, no município de Araxá, no km 303,40, somando um total de 96,00 km.

 Rodovia CMG-452, trecho compreendido entre o km 141,90, no entroncamento com a BR-365 (B), no município de Uberlândia e o km 207,40, no entroncamento com a MG-190, no município de Nova Ponte, totalizando 65,50 km.

Rodovia LMG-782, trecho compreendido entre o km 0,00 no entroncamento com a BR-365, no município de Monte Carmelo, e o km 16,40, no entroncamento com a rodovia estadual MG-190, no município de Iraí de Minas, totalizando 16,40 km.

Rodovia LMG-798, trecho compreendido entre o km 0,00, no entroncamento com a MG-190, no município de Nova Ponte, e o km 42,50, no município de Uberaba, totalizando 42,50 km.

 Rodovia LMG-812, trecho compreendido entre o km 0,00 no entroncamento com a MG-190, no município de Nova Ponte e o km 7,20 no entroncamento com a BR-452, ainda no município de Nova Ponte, totalizando 7,20 km.

Rodovia MG-190, trecho compreendido entre o km 58,50, no entroncamento com a BR-365, no município de Romaria e o km 132,40, no entroncamento com a LMG-798, no município de Nova Ponte, somando um total de 71,90 km, que não abrange o trecho referente à Barragem da Usina Hidrelétrica de Nova Ponte, de 2 km, que não compõe o Sistema Rodoviário.

Rodovia MG-427, trecho compreendido entre o km 0,00, no entroncamento com a BR-050/BR262 no município de Uberaba (MG) e o km 104,60, no entroncamento com a BR-364, no município de Planura (MG), somando um total de 104,60 km.

José Antonio/Grupo Difusora