Notícias

Foto reprodução

Confira as 3 frutas brasileiras eleitas entre as melhores do mundo

09/08/2024 às 17:10

Ranking internacional mostra que frutas brasileiras em boas posições. Jabuticaba, por exemplo, é rica em fibras e vitamina C

O Brasil é conhecido internacionalmente pela sua biodiversidade — temos vários biomas cheios de espécies que só existem por aqui. Três das frutas brasileiras estão, inclusive, entre as melhores do mundo, de acordo com o ranking de 50 melhores organizado pelo TasteAtlas e divulgado no final de 2023.

A classificação é feita de acordo com votação dos usuários do site. A jabuticaba foi a melhor colocada entre as brasileiras, e ficou na segunda posição — superando, inclusive, frutas tradicionais como morango e pêssego. Em primeiro lugar ficou o mangostim, originário da Ásia.

Também constam na lista o açaí, em sétimo lugar, e o guaraná, em 41º.

Benefícios da jabuticaba, uma fruta brasileira

Tipicamente brasileira, a jabuticaba é rica em vitamina C, quecertina e taninos, que têm ação antioxidante e combatem os radicais livres. A fruta também tem antocianinas, responsáveis pela cor roxa da jabuticaba e por ajudar na regulação da glicemia.

A fruta também é rica em fibras, colaborando para o trânsito intestinal e para a saciedade, além de ajudar a diminuir o colesterol ruim.

Além da jabuticaba, outras duas frutas brasileiras marcaram presença no ranking. O açaí, popularmente consumido em diversas formas, alcançou a sétima posição com uma nota de 4,5 estrelas. Já o guaraná, amplamente utilizado em bebidas energéticas, ficou em 41º lugar com uma avaliação de 4,2 estrelas. Essas classificações destacam a diversidade e a qualidade das frutas brasileiras, reforçando o país como um importante produtor de alimentos exóticos e saborosos.

A jabuticaba, nativa da Mata Atlântica, conquistou o segundo lugar com uma avaliação de 4,7 estrelas, superando frutas amplamente conhecidas como morango, pêssego e cereja. Apenas o mangostim, originário da Ásia, conseguiu uma classificação superior.

Fonte: Metropóles Saúde