Notícias

Foto: Redes Sociais
Confusão em abordagem policial termina com dois militares feridos e um suspeito agredido e preso pela Polícia Militar
31/01/2026 às 08:52
Um homem de 21 anos foi preso na tarde desta sexta-feira (30), após praticar direção perigosa, resistir à abordagem policial e agredir militares da Polícia Militar durante uma operação de trânsito realizada na Avenida Faria Pereira, no bairro Nações, em Patrocínio.
De acordo com a Polícia Militar, a ação ocorreu por volta das 17h41, durante a Operação Jornada Policial Urbana (JPU), que realizava uma blitz de nível 3, com caráter repressivo, nas proximidades de um posto de combustíveis. O objetivo da operação era coibir práticas ilícitas e realizar abordagens preventivas.
Conforme o boletim de ocorrência, durante a fiscalização, os militares visualizaram uma motocicleta Honda XRE 300 realizando arrancadas bruscas, emitindo ruídos excessivos e “cortando giro” nas imediações da rotatória de acesso à MG-230. Segundo a Polícia Militar, a condução era temerária e colocava em risco a segurança de pedestres e demais motoristas, além de demonstrar atitude provocativa em relação às equipes que participavam da blitz.
Pouco tempo depois, o motociclista foi até o posto de gasolina para abastecer. No momento da abordagem, conforme o registro policial, o suspeito não acatou as ordens legais, apresentou resistência e tentou se desvincular da ação policial. Em seguida, passou a agredir os militares com empurrões, socos e chutes, tentando fugir do local.
Diante da resistência e do comportamento agressivo, foi solicitado apoio de outras equipes. Durante a tentativa de contenção, um soldado sofreu lesão no joelho ao tentar repelir a agressão, ficando incapacitado de continuar na ação, já que o mesmo ficou caído ao solo.
Um sargento também foi ferido na cabeça após colidir com uma viatura e uma mureta durante a perseguição a pé, apresentando sangramento e perda momentânea de consciência.
Mesmo após diversas tentativas de imobilização, o autor continuou resistindo e tentou fugir a pé. Para contê-lo, os policiais utilizaram arma de incapacitação neuromuscular e, segundo os militares, foram necessários mais de um disparo até que o suspeito fosse efetivamente neutralizado e algemado, garantindo a segurança da equipe e de terceiros.
Imagens que circulam pelas redes sociais mostraram o momento em que o suspeito foi agredido com golpes de capacete por um dos militares ferido na ação. Após a sua prisão, o homem foi colocado no compartimento de segurança da viatura e conduzido ao Pronto-Socorro Municipal de Patrocínio, onde passou por avaliação médica.
O sargento atingido na cabeça precisou levar cinco pontos na região posterior do crânio e permaneceu em observação. O soldado lesionado no joelho foi submetido a exames para avaliação de possível lesão ligamentar.
Durante a ocorrência, houve ainda a formação de uma grande aglomeração de pessoas no local, o que, segundo a PM, poderia comprometer a segurança da ação policial. Um homem foi identificado filmando a ocorrência com o celular, sendo advertido de que os fatos seriam registrados para resguardo das equipes.
A motocicleta utilizada pelo autor foi removida para um pátio credenciado. Conforme informações da Polícia Militar, o suspeito já possui registros anteriores por infrações e crimes de trânsito, incluindo acidente com vítima e embriaguez ao volante.
A ocorrência foi registrada pelos crimes de direção perigosa, resistência e desobediência, e será investigada pela Polícia Civil.
Durante a confecção do registro policial, o autor alegou estar com dor de cabeça e que seu rosto apresentava inchaço próximo ao olho, em decorrência da imobilização.
Considerando as queixas apresentadas e por medida de cautela, o autor foi novamente levado ao Pronto-Socorro Municipal.
O condutor da motocicleta foi submetido a exame, o qual não apresentou alterações, recebeu medicação e, após avaliação médica, foi liberado, não havendo outras intercorrências.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, o condutor da motocicleta afirmou que realmente desobedeceu às ordens dos militares e que reagiu e resistiu a abordagem dos militares.
A reportagem da Difusora entrou contato a Polícia Militar e aguarda um posicionamento oficial da corporação em relação aos fatos ocorridos.
Erasmo Claudio/ Difusora 95.3
