Notícias

Foto: Reprodução/GreenMe

Conheça os principais remédios caseiros para tratar aftas

03/03/2020 às 14:48

As aftas bucais são inflamações pequenas e brancas, cercadas por uma área avermelhada. São lesões não contagiosas e ocorrem dentro da boca, principalmente na região de mucosa como gengiva, bochecha e língua. Devido à ulceração da membrana que cobre o tecido, as fibras nervosas ficam expostas e causam grande incômodo na área da ferida. Para aliviar a dor, muitas pessoas recorrem ao bochecho de água morna com sal ou colocam um pouco de sal diretamente na lesão. Mas o sal é uma solução para a dor de afta? A dentista Isrraela Moura respondeu à essa dúvida.

Causas para o surgimento de aftas na boca

As aftas são úlceras dolorosas comuns que podem surgir em diversas áreas da boca, como língua e paredes internas da cavidade oral. Dependendo da extensão da afta é comum que o paciente tenha dificuldade em mastigar os alimentos e até falar. Ao sinal de uma baixa imunidade a afta pode se manifestar com mais frequência, no entanto, as pequenas lesões também pode ser provocadas por alimentos ácidos, estresse, infecções virais ou bacterianas, alergias, entre outras causas. As aftas não são contagiosas, é possível tratar rapidamente e costumam sumir em 7 a 10 dias.

É verdade que o sal alivia os incômodos causados pela afta?

De acordo com a especialista, o sal pode aliviar de forma momentânea, o que não significa que irá cicatrizar a lesão. “Em alguns casos, o uso do sal no local pode acabar até piorando o ardor”, acrescenta. Para aliviar o incômodo da afta, a profissional recomenda pomadas com propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e até cicatrizantes que podem agir mais rapidamente. “Outros medicamentosos como o corticoide, bochechos com analgésicos, antissépticos e até algum anestésico associado são opções, mas tudo depende muito do quadro do paciente”, diz Isrraela. Converse com seu dentista para que ele possa avaliar e orientar o tratamento mais adequado para o seu quadro.

Evite alimentos quentes e ácidos quando estiver com afta

Durante o processo de cicatrização da afta é importante ter alguns cuidados com a alimentação. Segundo a cirurgiã-dentista, devido ao ardor e incômodo que a afta provoca é bom evitar alimentos quentes, ácidos e condimentados, pois podem acabar provocando uma irritação maior no local.

Como prevenir novas aftas bucais

O primeiro passo é descobrir o que pode estar ocasionando as pequenas lesões aftosas na boca. Comece procurando em sua alimentação se algum alimento ácido ou muito apimentado pode ser o causador. Depois avalie se você não está passando por um momento estressante ou se ficou doente repetidas vezes nos últimos meses por conta da imunidade baixa. Para aumentar a imunidade, contudo, é necessário um estilo de vida mais saudável, ingerir mais água diariamente e comer alimentos saudáveis como cenoura e brócolis, que são ricos em vitamina A, e peixes, leite, carne e cereais integrais que possuem zinco e selênios.

Chá preto: Aplicar um saquinho de chá preto sobre a afta ajuda a aliviar a dor e o desconforto causado pela afta, pois o chá preto possui taninos, um tipo de substância adstringente que elimina resíduos e sujeira. Para aplicar o chá preto corretamente deve-se preparar o chá colocando 1 sachê de chá preto numa xícara de água fervente e deixar repousar. Quando estiver morno, deve-se aplicar o sachê diretamente sobre a afta.

Água morna e sal: Fazer bochechos com água morna com sal ajuda a desinfetar a afta e acelerar a sua cicatrização, pois o sal tem potente ação bactericida que elimina as bactérias do local. Para tal basta colocar 1 colher de café de sal num copo com água morna e fazer bochechos durante alguns minutos, 2 vezes ao dia.

Cravo-da-índia: Mascar um cravinho-da-índia também ajuda a curar a afta mais rápido e aliviar a dor em poucos minutos porque o cravinho possui propriedades antissépticas e analgésicas, que são capazes de manter a afta limpa, promovendo a cicatrização, além de aliviar a dor em poucos minutos.

Leite de magnésia: Gargarejar leite de magnésia permite recobrir e proteger a lesão de bactérias e, por isso, também ajuda a acelerar a cicatrização. Para isso, deve-se misturar 1 colher de leite de magnésia com 1 copo de água de fazer gargarejos a seguir.

Iogurte natural ou com bífidus: Comer 1 potinho de iogurte com bífidos ou com pro-bióticos ajuda a melhorar o intestino e toda a flora do sistema gastrointestinal, fortalecendo as defesas naturais do organismo, sendo também útil para curar as aftas mais rapidamente.

Bicarbonato cura afta? Aplicar bicarbonato de sódio diretamente na afta causa intensa dor e ardência no local sendo, portanto, desaconselhado. No entanto, o bicarbonato pode ajudar a curar a afta mais rápido porque aumenta o pH da saliva. Para isso, ao invés de aplicá-lo diretamente na afta, deve-se diluir 1 colher de café de bicarbonato de sódio num copo de água e fazer bochechos de 2 a 3 vezes ao dia.

Além disso é importante evitar o uso de enxaguante bucal que contenha álcool porque também causa intensa dor, além de irritar ainda mais a mucosa bucal. Alimentos apimentados também não são bem-vindos enquanto estiver com afta.

Mel: O mel é outro potente remédio caseiro para afta devido ao seu efeito antisséptico, antimicrobiano e curativo. Desta maneira, ele hidrata a boca, alivia o desconforto e também acelera o processo natural de cicatrização da afta.

Para obter tais benefícios, deve-se aplicar uma pequena quantidade do produto sobre a afta.

Água oxigenada: Por também ser antisséptica, a água oxigenada pode auxiliar no desconforto da ferida.

Ela pode ser utilizada de duas formas:

Mergulhe um cotonete na água oxigenada e, em seguida, aplique-o diretamente no local da ferida.

Faça gargarejo com 1 colher de sopa de água oxigenada diluída em ½ copo de água. Tome cuidado para não engolir a substância, pois ela oferece riscos à saúde.

Gelo: O gelo é a opção mais rápida para aliviar desconfortos causados pelas aftas, já que ameniza rapidamente a dor no local. Por mais que esse alívio seja temporário, pode ser muito útil.
Para isso, basta aplicá-lo na área afetada por alguns minutos.

Pimenta caiena: Evitar alimentos picantes é uma das principais orientações para quem tem afta, afinal, esses alimentos podem tornar as feridas ainda mais dolorosas. Todavia, as propriedades de algumas especiarias, como a pimenta caiena, podem ajudar a aliviar os sintomas. Esse alimento é rico em uma substância química chamada “capsaicina”, que – além de torná-la picante – inibe a substância P, responsável pelas respostas de dor no corpo.

A capsaicina também pode inibir o crescimento de bactérias, o que evita infecções na região afetada. Ou seja, a pimenta caiena pode ser um ótimo remédio caseiro para aftas. Para utilizá-la, basta adicionar um pouco em 50 ml de água e misturar até conseguir uma pasta grossa. Use um cotonete para aplicar essa pasta na afta diariamente até que o problema se resolva.

Uso de chás: Chás são bebidas com diversas funções medicinais poderosas e uma delas é o alívio à afta. Neste caso, uma das infusões mais recomendadas é a de camomila, erva que contém compostos antissépticos e calmantes. Para aproveitá-los, deve-se fazer bochecho ou apenas beber o chá, de preferência sem adição de açúcar.

Outras ótimas opções de chá: Chá de eucalipto, Chá de boldo, Chá de losna, Chá de carqueja.

Vinagre de maçã: Devido à sua acidez, o vinagre de maçã pode ajudar a reduzir bactérias ruins e manter a flora oral saudável, colaborando com o equilíbrio que pode amenizar quadros de aftas.É possível obter esse benefício ao incluí-lo em molhos de salada, na culinária ou ao fazer um enxaguante bucal caseiro – para isso, basta misturar 1 colher de sopa de vinagre de maçã em 1 copo de água. Como a mistura é boa para o sistema digestivo, é possível engoli-la, mas cuidado: só faça isso se o vinagre estiver diluído, pois quando íntegro pode gerar erosão ácida.

Aloe Vera (babosa): é uma planta muito recomendada para tratar aftas, já que é capaz de aliviar o incômodo provocado pelas feridas.Para preparar esse remédio caseiro para afta, é só abrir a planta e retirar o gel de dentro, chamado de “cristal de babosa”. Bata-o no liquidificador com água morna até obter uma mistura homogênea. Use o líquido como enxaguante bucal, mas não o engula.

Óleo de coco: O óleo de coco consegue tratar as aftas naturalmente devido a seus extensos componentes antimicrobianos – ácidos graxos – e seus composto anti-inflamatórios e analgésicos. Essas propriedades reduzem o inchaço e a dor gerados pelo problema.

O modo de uso é simples: com um cotonete, coloque um pouco desse óleo na boca.

Fonte: Ativo saúde e Isrraela Moura Massena