Notícias

Foto: Reprodução/ Rehagro

Conselho Nacional do Café realiza levantamento dos prejuízos causados pelas geadas, para auxiliar cafeicultores

26/07/2021 às 12:10

O presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), o patrocinense Silas Brasileiro, participou de uma reunião em Alfenas, no Sul de Minas, na última sexta-feira, 23. A viagem realizada com a comitiva liderada pela Ministra da Agricultura e Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, visou analisar de perto a situação das lavouras atingidas pela geada da última semana.

Segundo Silas Brasileiro, é difícil definir ainda qual o tamanho do prejuízo causado pela geada do dia 20 de julho, visto que algumas áreas maiores quase não foram atingidas, enquanto outras foram completamente devastadas, principalmente aquelas em regiões mais baixas. “Estamos acompanhando a comitiva da Ministra Tereza Cristina e pudemos ver que a geada atingiu, em diversos graus, as lavouras de café, as vezes de maneira mais intensa em áreas pequenas, as vezes café novos e nós também temos notícias de que aconteceu na região do cerrado mineiro como um todo”, afirmou.

Devido à previsão metereológica de uma nova baixa nas temperaturas no dia 29 de julho, Brasileiro explicou que o CNC deve esperar todos os levantamentos, após esta data, para agir. “São muitas informações desencontradas, são muitos áudios, fotos colocadas e nós não podemos agir de forma nenhuma sem um conhecimento real daquilo que aconteceu, porque nós estamos trabalhando com recursos que é do produtor, com nosso banco, que é o Funcafé. Temos que ter muita responsabilidade na aplicação desses recursos. Então, nós vamos aguardar até o próximo dia 29, ver se efetivamente teremos uma outra frente fria com intensidade maior ou menor”, disse.

Após essa data, o Conselho Nacional do Café deve juntar os levantamentos realizados pelos produtores, cooperativas, sindicatos e pela CONAB, para trabalhar junto ao Ministério da Agricultura, através da Secretaria de Produção e do Departamento de Comercialização para propor ações, juntamente à frente Parlamentar do Café do Congresso Nacional, que atenderão à demanda necessária. “Nós estamos fazendo esses levantamentos e, posteriormente, então, nós vamos anunciar quais as medidas serão possíveis para ajudar os nosso produtores que foram supreendidos, naturalmente, com essa condição climática adversa”, finalizou Silas.

 

Texto: Thais Busqueiro/Grupo Difusora

Reportagem: Erasmo Cláudio/Difusora 95