Notícias

Reprodução instagram
Consórcio Cerrado das Águas promove impactos positivos no bioma Cerrado Mineiro
04/06/2020 às 14:57
O Consórcio Cerrado das Águas foi criado em Patrocínio, no ano de 2015, com foco na conscientização dos produtores rurais da região e tem trabalhado de maneira colaborativa para oferecer segurança climática, conservação e restauração dos serviços ecossistêmicos.
Segundo a secretária executiva do Consórcio, Fabiane Sebaio Almeida, o projeto promove impactos positivos no bioma Cerrado Mineiro, com objetivos ambientais e socioeconômicos. “Nós executamos o programa de investimento no produtor consciente que projeta e implemente estratégias a longo prazo nas propriedades rurais garantindo a provisão de serviços ecossistêmicos das áreas”, afirmou a secretária.
O projeto atua em parceria com outras organizações para encontrar soluções inovadoras no contexto de escassez hídrica, que é um tema prioritário em uma região de tamanha importância na produção de café, o Cerrado Mineiro. “Nos primeiros seis meses de atuação na bacia do Córrego Feio já obtivemos resultados relevantes, como 336 hectares de lavouras com prática de agricultura climaticamente inteligente implementadas, mais de 30 mil mudas, 70 espécies nativas diferentes e a restauração orgânica em 166 hectares de vegetação nativa”, explanou Fabiane Sebaio.
A secretária ressaltou também o plano de expandir o projeto para mais seis municípios, Serra do Salitre, Monte Carmelo, Rio Paranaíba, Carmo do Paranaíba, Araguari e Coromandel, a fim de criar um corredor ecológico e potencializar os ganhos ambientais e produtivos da região. Para quem deseja saber mais sobre o projeto é só entrar em contato com a equipe pelo instagram: @consorciocerradodasaguas.
Reportagem: Erasmo Cláudio/ Difusora 95
Texto: Cristiane Andrade/ Grupo Difusora
