Notícias

Foto: Reprodução/ Ilustrativa

Coordenador da Defesa Civil de Patrocínio fala sobre as ações do órgão no município

11/05/2022 às 10:59

No último mês foi realizada a instalação da Defesa Civil de Patrocínio anexo ao prédio da Secretaria de Segurança Trânsito e Transportes (Sestran).

Em entrevista à Difusora 95 FM, o coordenador da Defesa Civil do município, Ulisses de Oliveira, explicou que o órgão trabalha muito na área de prevenção aos desastres naturais e também na redução dos seus efeitos.

“A Defesa Civil trabalha para diminuir os efeitos de catástrofes, geralmente enchentes, a própria geada, incêndios e outros desastres naturais que podem vir a impactar na população”, complementou Ulisses.

Quanto ao município de Patrocínio, Ulisses ressaltou que é uma cidade privilegiada comparada a outras, já que em um primeiro estudo não há riscos de rompimento de barragem aqui perto. O mesmo esteve em Serra do Salitre devido ao receio da população com a barragem de uma empresa que possui no local.

“A barragem num eventual desastre, que é muito raro de acontecer, aponta em direção ao município de Patos de Minas e não para Patrocínio. Então a formação geológica de Patrocínio favorece a ter menos eventos climáticos que podem impactar na população”, enfatizou o coordenador da Defesa Civil.

No entanto, os problemas apontados por Ulisses no município são as geadas que no ano passado afetou diversas áreas e as queimadas no período seco. Portanto, o coordenador ressaltou que o Corpo de Bombeiros vai ter a atuação de campo e a Defesa Civil vai organizar essas atividades tanto de prevenção quanto de restauração de algum evento.

Texto: Maria Gabriela Rabelo/ Grupo Difusora
Reportagem: Filipe Rodrigues/ Difusora 95