Notícias

Reprodução

Coordenador do Procon de Patrocínio alerta população sobre a prática de venda casada nas agências bancárias

13/08/2020 às 16:00

O coordenador do Órgão de Defesa do Consumidor em Patrocínio (Procon), Márcio Rogério (Chokito), destacou em entrevista à reportagem da Difusora 95 que tem recebido muitas reclamações, por parte dos correntistas e principalmente aposentados, sobre a prática de vendas casadas pelas agências bancárias.

Chokito explicou que a venda casada acontece quando a compra de um bem ou serviço é vinculada à imposição da compra de outros itens não planejados pelo comprador como, por exemplo, seguro de vida, consórcio, título de capitalização, cartão de crédito, dentre outros.

Segundo Chokito, todas as agências bancárias da cidade foram notificadas em relação a essa prática com o intuito de coibir essa ação, que inclusive, fere o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor.

“Estamos notificando e apurando uma prática, estamos levantando esses fatos, no qual aposentados alegam que na sua inocência e pouco manejo com aquelas máquinas eletrônicas, ao pedir ajuda do funcionário do banco, o mesmo já contrata o seguro na conta do aposentado que é descontado na sua aposentadoria. Caso o fato seja comprovado, cabe até processo criminal respaldado no código penal”, informou o coordenador do Procon.

Qualquer cidadão que se sentir lesado diante dessa prática pode procurar o Procon, pelo telefone 3839-1800 ou no endereço Rua Joaquim Carlos dos Santos, n° 234/ salas 01 e 02, bairro Cidade Jardim, em frente à Câmara Municipal de Patrocínio.

Texto: Cristiane Andrade/ Grupo Difusora
Reportagem: Filipe Rodrigues/ Difusora 95