Notícias

Reprodução

Coordenadora do Procon orienta como fazer compras na Black Friday com segurança

13/11/2020 às 08:10

Com a proximidade da promoção de Black Friday, que acontece este ano no dia 27 de novembro, muitos consumidores ficam preocupados com a possibilidade de fraudes, sobretudo com as compras online.

Assim, Sharlene Soares, coordenadora interina do Procon Patrocínio, deu algumas orientações à reportagem da Difusora 95 sobre como aproveitar os descontos sem cair em golpes.

“É importante que o consumidor não realize compras por impulso, que ele analise seu orçamento. Acompanhe o preço dos produtos com, no mínimo, 30 dias de antecedência, justamente para não cair nos falsos descontos.”

Sharlene aconselha evitar fazer compras por meio de links compartilhados ou diretamente nas redes sociais. O ideal é acessar o site das lojas diretamente pelo navegador, preferencialmente de empresas já conhecidas. No caso de empresas desconhecidas, é relevante verificar se possui CNPJ, endereço físico, telefone fixo, além de analisar referências de outros clientes.

Outra dica é não realizar pagamentos por depósito e transferências bancárias em nome de pessoas físicas. Normalmente é melhor pagar com cartão de crédito, já que facilita o cancelamento da compra e o estorno do valor.

A coordenadora ainda indicou não encaminhar dados pessoais, fotos de documentos e de cartão de crédito por mensagens e redes sociais. Além disso, ela ressaltou a necessidade de exigir nota fiscal e guardar os dados da compra, como nome do site, produtos pedidos, valor pago, forma de pagamento, data de entrega do produto e número de protocolo.

Em caso de dúvida, reclamação ou dificuldade, a recomendação é contatar o Procon no telefone (34) 3839-1800.

Texto: Maria Clara Alves/ Grupo Difusora
Reportagem: Nilton César/ Difusora 95