Notícias

Corpo de Bombeiros de Minas Gerais publica edital do concurso de formação de oficiais, o CFO
24/09/2020 às 07:11
O Comando da Academia dos Bombeiros Militar do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais publicou o edital do concurso público 2021 com oportunidades para o Curso de Formação de Oficiais Bombeiro Militar – CFO.
A banca responsável é a Fundação de Desenvolvimento e Pesquisa – Fundep, que já havia sido contratada desde abril deste ano. Os candidatos que desejarem participar desse certame poderão se inscrever no período de 22 de novembro de 2020 a 21 de dezembro de 2020, no site da organizadora www.gestaodeconcursos.com.br ou nas unidades do CBMMG indicadas no item 4.3 do edital, caso tenha dificuldade de acesso à internet. A taxa de inscrição é no valor de R$ 180,16 para o CFO.
O concurso para o CFO pretende preencher 30 vagas, sendo 27 para os candidatos do sexo masculino e 3 para as candidatas do sexo feminino. O Curso de Formação de Oficiais está previsto para iniciar no dia 2 de agosto de 2021 e o Cadete fará jus à remuneração com o valor inicial de R$6.519,44, assim como abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica. Concluído o Curso com aproveitamento, o Cadete será declarado Aspirante a Oficial BM.
Para ingressar ao CFO, o candidato deve ter, entre outros requisitos, ensino médio completo, idade entre 18 e 30 anos na data da matrícula (02/08/2021), altura mínima de 1,60m, ser brasileiro nato e possuir idoneidade moral. Os candidatos serão avaliados em 3 fases: prova objetiva e de redação; exames médicos preliminares/complementares e avaliação psicológica; teste de capacitação física e exame toxicológico.
A prova objetiva, com 50 questões de múltipla escolha, será no dia 10 de janeiro de 2021 e abordará conteúdos das disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Física, Química, Geografia, Biologia, Inglês, Direitos Humanos, História e Literatura Brasileira. Para ser aprovado, o candidato deve obter mínimo de 60% dos pontos e não zerar nenhum dos conteúdos. Somente os primeiros 120 aprovados na prova objetiva terão suas redações corrigidas. Será eliminado o candidato que não obtiver 50% dos pontos da redação.
De acordo com o comandante do 2º pelotão do CB Patrocínio, Tenente Douglas Jesus, “o interessado deve se atentar aos inúmeros requisitos que constam no edital, como por exemplo a idade máxima para participar do concurso, tatuagens que nao são permitidas, dentre outros”.
Mais informações bem como o edital do concurso, pode ser encontrado no site do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, www.bombeiros.mg.gov.br/
Texto: Filipe Rodrigues/ Difusora 95