Notícias

Corpo de Bombeiros se desdobra atendendo sete ocorrências de incêndio na região de Patrocínio somente neste domingo (13)

14/09/2020 às 07:56

O corpo de bombeiros de Patrocínio, se desdobrou neste domingo (13), para atender diversos chamamentos de queimadas na região.

No total, foram sete ocorrências, dos quais três foram em fazendas, e quatro às margens das rodovias BR-365, MGC-462 e MG-230.

Com este período de seca, baixa umidade relativa do ar, as pessoas não têm se preocupado com as consequências que a queimada pode gerar, tanto à população, quanto aos usuários das rodovias, e principalmente dando mais trabalho ao baixo efetivo de militares lotados no Corpo de Bombeiros da cidade de Patrocínio.

É importante ressaltar que, incêndio é crime, e quem fizer uso do fogo de forma irregular ou provocar danos à natureza está sujeito à fiscalização do poder público, que poderá autuar os responsáveis, lavrando multas, embargando e interditando a propriedade; e em certos casos poderá até levar o infrator à prisão.

A Lei 9.605/98, chamada de Lei de Crimes Ambientais, e o Decreto 3.179/99, que a regulamentou, preveem multa de R$ 1.000 por hectare ou fração para quem fizer uso de fogo em áreas agropastoris sem autorização; prisão e multa para quem fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios; prisão de até cinco anos e multa no valor de R$ 1.500 por hectare ou fração para quem provocar incêndio em mata ou floresta.

Texto: Filipe Rodrigues/ Difusora 95