Notícias

Foto reprodução
Crisântemo: opiniões de especialistas, riscos à saúde e muito mais
14/07/2023 às 17:28
Benefícios – Iyanuoluwa Oyetunji
Master of Science in Medicine, specialization in Human Nutrition · 2 anos de experiência · South Africa
- O crisântemo pode ajudar a regular a pressão arterial entre indivíduos com hipertensão. Os níveis adequados de potássio no crisântemo tornam isso possível.
- O crisântemo é rico em alguns óleos essenciais que têm atividade antimicrobiana e podem ajudar a tratar infecções.
Efeitos secundários possíveis – Iyanuoluwa Oyetunji
Master of Science in Medicine, specialization in Human Nutrition · 2 anos de experiência · South Africa
- O crisântemo pode desencadear uma reação alérgica, como irritação respiratória ou da pele. Seu uso deve ser descontinuado entre os indivíduos que são suscetíveis.
Benefícios – Julia Rocha
Bachelor in Nutrition · 3 anos de experiência · Brazil
- O crisântemo é uma fonte natural de flavonoides, antocianinas, linarina e outros compostos antioxidantes benéficos para a saúde. Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias, sedativas e anti-hipertensivas, portanto, não é de surpreender que seja considerado um adjuvante para promover o bem-estar e reduzir o risco de doença. Embora não seja um substituto para os tratamentos médicos, pode ser um aliado em alguns deles.
- O chá de crisântemo ajuda no cuidado ósseo, reduzindo o risco de osteoporose, pois seus extratos vegetais contribuem para a regulação do remodelamento ósseo, inibindo a diferenciação e a função dos osteoclastos. Além disso, estimulam a função dos osteoblastos.
Efeitos secundários possíveis – Julia Rocha
Bachelor in Nutrition · 3 anos de experiência · Brazil
- O chá de crisântemo é seguro para a maioria dos adultos saudáveis quando tomado com moderação. No entanto, é contraindicado para pessoas com alergias a margaridas ou ambrósia. É essencial suspender o consumo quando aparecem sintomas como erupção cutânea ou irritação respiratória.
- Crisântemo pode interagir com medicamentos prescritos. Portanto, se você está sendo tratado com medicamentos como anti-inflamatórios, antibacterianos, etc., é melhor consultar um médico antes de consumi-lo. Seu consumo também não é recomendado nos seguintes contextos: gravidez e amamentação, diabetes, sensibilidade cutânea e hipertensão diagnosticada.
Benefícios – Christos Sittas
MSc in Nutrition and Exercise Sciences · 3 anos de experiência · UK
- O chá de crisântemo contém grandes quantidades de compostos fenólicos, como antocianinas, e mostrou forte atividade anti-inflamatória em um experimento in vitro (Luyen 2015).
Efeitos secundários possíveis – Christos Sittas
MSc in Nutrition and Exercise Sciences · 3 anos de experiência · UK
- As flores de crisântemo contêm pesticidas que são transferidos para a água durante a infusão de chá. Embora a avaliação de risco em um estudo tenha mostrado que o risco para a saúde dos pesticidas mais comumente transferíveis é baixo (Jiang, 2020), esses pesticidas podem causar reações alérgicas a algumas pessoas.
Fonte: Microsoft Start Health