Notícias

Foto: Reprodução

CUFA organiza comemoração deste 13 de Maio, Dia Nacional da Denúncia Contra o Racismo

13/05/2021 às 11:20

Nesta quinta-feira, 13 de maio, é comemorado o Dia Nacional da Denúncia Contra o Racismo. A CUFA de Patrocínio vai realizar atividades e manifestações para celebrar a cultura e ancestralidade da população preta.

Na mesma data, em 1888, foi assinada a Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil. A partir dos anos 1980, o dia foi escolhido, pelos movimentos sociais negros para relembrar a importância da luta contra o racismo.
A presidente da Central Única das Favelas (CUFA) de Patrocínio, Revalina da Silva, falou à reportagem da Difusora 95 FM sobre as atividades realizadas na base do município.

“A CUFA Patrocínio participará do primeiro FECAP, que é o Festival de Ancestralidade e Cultura Preta. […] Nós estamos trazendo várias participações de personalidades pretas, que moram aqui no nosso estado de Minas Gerais, com o objetivo de empoderamento, de valorização e de resgate da ancestralidade e também o resgate da nossa cultura.”

Às 19h, nas redes sociais da CUFA Brasil, a fundadora da entidade e rapper, Nega Gizza, juntamente com a presidente da região nordeste da CUFA, Verônica Paiva, farão uma live, para falar sobre essa data.
Segundo dados do IBGE 2018, divulgados pela entidade, 63% dos desempregados no Brasil são negros, 86% das pessoas resgatadas de trabalho análogo à escravidão também são negras, 39% das mulheres negras brasileiras são submetidas a condições precárias de trabalho, enquanto apenas 4% dos cargos de chefia nas maiores empresas do país são ocupadas por essa população.

“A busca por essa liberdade ainda é contínua. Porque enquanto houver racismo, enquanto houver crimes de ódio por conta da cor da pele, enquanto houver preconceito, significa que a luta ainda está em alta. E nada melhor do que a gente falar sobre isso e falar sobre isso através da arte e através da cultura”, finalizou Revalina.

Texto: Thais Busqueiro/Grupo Difusora
Reportagem: Nilton César/Difusora 95