Notícias

Foto: Reprodução/Ilustrativa

Cuidados com instalação de luzes natalinas

02/12/2021 às 10:19

O mês de dezembro é marcado pela época mágica do Natal, onde as pessoas enfeitam suas casas e reúnem as famílias para celebrarem a data. No entanto, é necessário tomar cuidado com a iluminação natalina para que não ocorram acidentes.

Em entrevista à Difusora 95 FM, o engenheiro de segurança do trabalho da Cemig, Francis Nascimento, ressaltou que é preciso identificar os pontos onde serão instaladas as luzes, dentro ou fora da residência.

Dentro da residência, segundo Francis, é necessário evitar gambiarras com dois ou mais benjamins em uma única tomada, já que pode causar um aquecimento e também um curto-circuito no local, até mesmo podendo evoluir para incêndio. Além disso, é preciso evitar de instalar as luzes natalinas próximas às crianças e animais domésticos.

Já quando são instaladas fora da residência, de acordo com o engenheiro de segurança do trabalho da Cemig, tem que verificar se as luzes estão devidamente protegidas com relação à chuva e se elas suportam os intempéries relacionados ao sol para que isso não gere um acidente.

“E caso instalemos enfeites natalinos do tipo cortina nas fachadas dos prédios sempre devemos mantê-los fixados para que, em caso de vento, não acesse a rede da Cemig e não aconteça um acidente”, enfatizou Francis.

Outro fato que é preciso estar atento é ao tempo de uso dos enfeites luminosos para que o risco de acidentes diminua. Além disso, uma dica que Francis ressaltou foi o uso de luzes natalinas com lâmpadas de LED. Segundo ele, proporciona um consumo mais consciente de energia elétrica, são mais duradouras e podem ser utilizadas tanto em ambientes internos quanto externos.

Texto: Maria Gabriela Rabelo/ Grupo Difusora
Reportagem: José Antônio/ Difusora 95