Notícias

Foto: Reprodução

Cuidados higiênico-sanitários em estabelecimentos que comercializam carne no município

17/02/2022 às 11:41

Cuidados sanitários e higiênicos de produtos alimentícios são fundamentais para garantir a saúde e segurança dos consumidores. Na comercialização de carnes, por exemplo, a atenção deve ser redobrada e esta responsabilidade pela fiscalização recai sobre a vigilância sanitária.

Durante entrevista à Difusora 95 FM, o coordenador do setor de Vigilância Sanitária em Patrocínio, Paulo Roberto da Silva, ressaltou que o órgão faz avaliações de questões higiênico-sanitárias de modo geral. Porém, quando faz o trabalho em parceria com a Secretaria de Agricultura averigua também abates clandestinos.

Segundo informações de Paulo Roberto, a maioria dos comércios do município que trabalham com carne possuem alvará de funcionamento em dia. No entanto, o alvará sanitário não são muitos que têm, para conseguir o documento a empresa passa por uma série de avaliações.

O coordenador da Vigilância Sanitária explicou que na maioria das vezes os estabelecimentos que não prestam serviço para nenhuma outra empresa possuem somente o alvará de funcionamento. Já aqueles que participam de licitações ou algo do gênero, tendem a procurar o setor para garantir o alvará sanitário.

Paulo Roberto afirmou que a principal irregularidade dos estabelecimentos é a infraestrutura. “Hoje nós já temos legislações específicas que requisitam que o estabelecimento tenha dimensões e tenha também cômodos separados para cada uma das atividades, a desossa, a parte do que não vai ser comercializado tem um local específico para ser colocada, a distribuição dos congeladores dentro do estabelecimento, isso tudo nós fazemos avaliação”.

Além disso, o coordenador destacou que os consumidores devem observar as condições da empresa antes de realizar a compra, se está exalando algum odor que possa caracterizar a falta de higiene, a frequência com que o local tem recebido caminhão de frigoríficos ou similares e se os profissionais estão trabalhando de forma adequada, uniformizados, com gorro, jaleco.

Para acionar a fiscalização da Vigilância Sanitária de Patrocínio o consumidor pode entrar em contato pelo telefone (34) 3839-1818.

Texto: Maria Gabriela Rabelo/ Grupo Difusora
Reportagem: Fernando Cássio/ Difusora 95