Notícias

Curso que ensina pacientes diabéticos a comer de tudo inclusive doces vai ser ministrado em Patrocínio.

04/03/2017 às 11:18

A médica endocrinologista, e que também faz nutróloga e metabologia, Karina Alvarenga, que atua já há vários anos, junto a instituições de saúde de Patrocínio, por meio do Sistema Único de Saúde – SUS e no particular, e agora também em Patos de Minas, está ministrando com muito sucesso, em municípios da região, um curso que capacita pacientes diabéticos a comer de tudo, inclusive doces.

Em entrevista ao programa Rádio Comunidade da Difusora560, a profissional explicou que esse curso intitulado de “Contagem de Carboidrato” (uma estratégia nutricional lançada já a alguns anos, pela Associação Brasileira de Diabetes), visa lembrar e educar os pacientes diabéticos, de uma dieta que já existe há um bom tempo, mas que muitos não a utilizam, “ou por não estarem sendo orientados para usá-la, ou até por desconhecimento mesmo” explicou Alvarenga.

“Só que o paciente diabético tem que entender como fazer essa dieta. Não é comer de tudo, a qualquer hora e em qualquer quantidade. É necessário educar, levar ao paciente diabético, as informações e ferramentas necessárias para que ele aprenda a comer de tudo, na forma e quantidade correta, é para isso o curso” enfatizou a médica.

A profissional vai disponibilizar o curso agora em Patrocínio no dia, 14 de março, uma terça-feira, as 19h30min, no Centro Universitário do Cerrado Patrocínio – UNICERP. O ingresso será um quilo de arroz ou feijão ou um litro de óleo.

Dra Karina disse que o curso é voltado especialmente para diabéticos com idades a partir dos 15 a até 60 anos, pelo fato de exigir que o paciente saiba ler, escrever e a fazer continhas, tipo regra de três. Sendo assim fica aberto a qualquer idade desde que o interessado, consiga realizar as exigências informadas. Os pais de crianças diabéticas podem se inscrever, para organizar a alimentação dos filhos, mas para manter a concentração no curso não será permitido a entrada de crianças.

Os interessados em participar do curso, devem realizar uma inscrição prévia, através dos telefones:3832 2030 ou 9 9993 1025, com a Hiorrane ou diretamente na Clínica Theros, onde Dra Karina atende. As vagas são limitadas.

No dia do curso é necessário que o participante opte por levar consigo, um litro de óleo, um quilo de arroz ou um quilo de feijão. Segundo a médica, os donativos posteriormente serão doados a uma instituição de caridade denominada “Instituto do Amor” localizada nas proximidades do Município de Pratinha e que hoje atende há quase 400 famílias em condições subumanas.

Dra Karina durante a sua participação no programa da Difusora560, disse ainda estar aberta a convites de Secretarias de Saúde de Municípios da região, para levar as informações sobre esta dieta, a população diabética.

José Antonio/Grupo Difusora.