Notícias

Cursos dos Institutos Federais podem ficar prejudicados por conta de investimentos do Governo Federal em 2017

19/08/2016 às 10:20

O Governo Federal sinaliza com um orçamento igual ao de 2012, para o funcionamento dos Institutos Federais de Ensino para o próximo ano. Isso tem trazido preocupação a Reitoria do Instituto Federal do Triângulo Mineiro com sede em Uberaba, quanto a gestão desse recurso menor que o crescimento nos últimos quatro anos.

Segundo informou o Reitor, professor Roberto Gil, está sendo feita uma mobilização nacional para reivindicar junto ao Ministério da Educação e deputados a revisão dos valores, sob a possibilidade da redução no número de cursos nos Campus e Campis  que tem recebido a cada ano cada vez mais alunos.

Ele espera que essa situação não possa afetar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Campus de Patrocínio que pretende disponibilizar o curso de engenharia elétrica a partir de 2017. O Reitor lembrou que houve uma reunião na última semana e foi feito o pedido por parte do MEC, para que sejam feitas as justificativas para receber esse curso, o que foi prontamente atendido. Agora o IFTM aguarda a liberação das vagas e que o orçamento financeiro seja revisto para que o PDI não sofra mudanças.

Renato Oliveira