Notícias

Foto reprodução
Dá para baixar a febre sem remédios? Veja quando e como fazer isso
26/10/2023 às 17:23
A febre é um sintoma desagradável, que surge quando algo de errado está acontecendo com nosso corpo. Mas nem sempre é preciso usar remédios para diminuir a temperatura elevada ou buscar atendimento médico.
Quando estamos com febre?
Nosso organismo mantém a temperatura interna entre 36ºC e 37ºC.
A febre ocorre quando a temperatura passa dos 37,8ºC, segundo o médico Luiz Fernando Penna, clínico geral e líder do pronto-atendimento do Hospital Sírio-Libanês. Quando o termômetro aponta um número abaixo disso e acima de 37ºC, é considerado que a pessoa está subfebril.
Quando procurar atendimento médico
Ao identificar que está com febre, o ideal é que a pessoa note também outros sintomas associados para buscar atendimento especializado em algum hospital.
Confira alguns desses sinais que são necessários para observação:
Sonolência extrema ou confusão mental
Sensação de desmaio ou pressão baixa
Tremores involuntários por todo corpo (sensação de frio intenso duradoura)
Baixa saturação no oxímetro
Febre persistente por mais de cinco dias sem melhora com uso de antitérmicos.
Penna ressalta a importância de observar esses sintomas e quando a temperatura estiver maior que 38ºC, fazer o uso dos antitérmicos. No caso de crianças e mulheres grávidas, a medicação já pode ser iniciada a partir da temperatura 37,8ºC.
Tratando a febre sem medicação
O médico Luiz Fernando Penna destaca que o tratamento da febre sem remédios só é uma opção viável no quadro subfebril, quando a temperatura axilar é menor que 37,8ºC e não há outros sintomas citados acima. Nesses casos, algumas adaptações na rotina podem ser suficientes para diminuir a temperatura.
Normalmente, a recomendação é se hidratar por mais vezes ao dia e, durante um estado febril mais intenso, usar compressas geladas na região frontal e axilar. Banhos com temperatura ambiente têm grande resposta. Evitar ainda usar cobertores e locais abafados e quentes
Se mesmo depois de recorrer a esses métodos a temperatura não diminuir ou, pelo contrário, ultrapassar os 38ºC, o uso dos antitérmicos é recomendado. “E sempre atenção às alergias a medicamentos, existem pessoas que possuem alergias a alguns antipiréticos, como a dipirona, quando isto for presente, usar outro e observar os efeitos”, pontuou o médico.
Fonte: Viva Bem Saúde