Notícias

Daepa espera que renovação de outorgas para captação de água no Córrego Feio vise o consumo humano

18/09/2017 às 09:43

O Córrego Feio tem sofrido baixa em seu leito. De forma normal, por conta do longo período de estiagem e pelo fato desse ser único manancial que abastece residências e empresas na cidade e o que mais tem chamado a atenção é o fato de existir a captação de água no Córrego Feio com produtores rurais para irrigação de lavouras. O superintendente do Departamento de Água e Esgoto de Patrocínio, Wanderley Marra confirmou que devido a vazão do rio que caiu muito, em alguns momentos é necessário para a captação para que não danifique os equipamentos.

Wanderley explicou que do mesmo modo que o Daepa possui outorga para captação no Córrego Feio, produtores também são detentores dessa licença concedida pelo IGAM – Instituto Mineiro de Gestão das Águas, porém ele lembra que a preferência de consumo é para o ser humano e a autarquia tem tentado convencer esses produtores sobre essa situação e espera que na próxima renovação das outorgas o órgão estadual, o Daepa possa ter prioridade.

Questionado se esse problema pode ser resolvido tão logo seja iniciado o período chuvoso, o diretor da autarquia disse que necessariamente não e que o abastecimento da cidade está sendo conseguido ser feito de forma normal e que ocorrem situações adversas, apenas quando são registrados problemas externos como falta de energia, algum defeito em bombas ou adutoras, o que tem acontecido ocasionalmente, mas existe a preocupação com o abastecimento da cidade para o futuro.

Renato Oliveira