Notícias

Delegado Dr. Renato Mendonça

Delegado comenta sobre investigações de crimes ocorridos que geraram repercussão nos últimos meses em Patrocínio

04/08/2022 às 12:19

Nos últimos dias a reportagem da Difusora 95 recebeu vários questionamentos e reclamações por parte da população patrocinense cobrando um posicionamento das autoridades em relação à elucidação dos crimes ocorridos em Patrocínio nos últimos meses, cujas investigações são de competência da Polícia Civil.

Diante desta procura da população, a reportagem da Difusora 95 ouviu o delegado Dr. Renato Mendonça, que está respondendo de forma interina pela Delegacia de Crimes de Homicídio, através da Delegacia Regional em Patrocínio, que falou sobre as investigações que estão em andamento na Delegacia do município.

Caso da jovem Vanessa

Sua ossada foi encontrada no dia 9 de novembro de 2021 em meio a uma plantação de café às margens da BR 365. De acordo com o delegado, este caso está praticamente concluído inclusive apontando um suspeito com fortes indícios de sua autoria do crime faltando somente um depoimento de uma testemunha que teria participado de forma indireta da ação, mas que ainda não foi localizada.

O delegado informou, durante a entrevista, que toda a equipe da Polícia Civil segue a procura desta testemunha para que o caso seja totalmente concluído e o suspeito seja localizado e preso.

Caso de uma ossada que foi encontrada no dia 8 de dezembro de 2021 em meio a uma plantação de café na comunidade de Martins

Na época havia indícios de que a vítima poderia ser Sandro Lúcio da Cruz Jack. Junto à ossada, foi encontrado um short idêntico ao que Sandro Lúcio usava quando o mesmo morava na comunidade de Martins. No dia da localização da ossada, um fio, provavelmente de carregador de um aparelho de telefone celular, foi encontrado dando a entender que a vítima teria sido amarrada.

Em relação a este caso, o delegado informou que agora depende de uma investigação mais completa com uma equipe de investigadores de Belo Horizonte, já que a ossada encontrada foi encaminhada para o instituto médico legal na capital mineira.

De acordo com o delegado, a perícia de Belo Horizonte está com algumas dificuldades para afirmar se a ossada encontrada seria mesmo a de Sandro. Ainda de acordo com o delegado outras provas foram coletadas e já foram encaminhadas para uma análise mais completa na capital mineira para confirmar de fato se a ossada seria mesmo de Sandro ou não, mas dentro de uma linha de investigação, um suspeito da autoria do crime já foi identificado faltando somente a conclusão exata de toda a situação em que se envolve este crime.

Caso Humberto Luiz, motorista de Uber

O corpo da vítima foi queimado junto ao veículo em uma estrada vicinal que dá acesso ao bairro Nações e a BR-365, em crime ocorrido no dia 21 de junho de 2021.

De acordo com o delegado, existe uma linha de investigação que aponta suspeitos da autoria do crime faltando somente a formação completa de provas para serem enviadas ao Fórum da Comarca de Patrocínio para que o suspeito seja preso pelo crime que cometeu e que gerou uma grande comoção na cidade de Patrocínio e toda região.

Ainda segundo o delegado, o suspeito da autoria do crime é da cidade de Patrocínio podendo inclusive ter a participação de pessoas de outras cidades da região.

Caso Lázaro Gilberto, senhor de 68 anos de idade, que foi morto a pauladas enquanto fazia caminhada no dia 6 de dezembro de 2021

Um caso que chamou muita atenção não só da cidade de Patrocínio, mas também toda região, pela forma que ocorreu toda a ação criminosa, já que Lázaro foi morto a pauladas e seu corpo foi enterrado em uma cova em um matagal existente na Avenida Jorge Elias Abraão, no bairro Martim Galego.

De acordo com o delegado, o caso reflete muito a falta de delegados e investigadores na Delegacia Regional de Patrocínio, já que o caso começou a ser investigado com quatro equipes focadas em apurar todas as circunstâncias de como ocorreu o crime, mas com os problemas de falta de policiais civis o caso chegou a ser acompanhado apenas por dois policiais, dificultando e muito os trabalhos de investigação.

Diante de todas as dificuldades que foram enfrentadas, uma equipe da Polícia Civil de Belo Horizonte passou a auxiliar nos trabalhos de investigações com a participação efetiva das equipes de Patrocínio.

Um suspeito da autoria do crime já foi identificado e a ilustração por completa deste crime deverá ser desvendado nos próximos dias com a vinda de policiais civis para a cidade de Patrocínio para concluir o andamento das investigações.

Caso da ossada encontrada no dia 29 de julho 2022 às margens da MG-230

Na ocasião, o cadáver foi encontrado com uma possível lesão no crânio, queimaduras e um possível estrangulamento já que a vítima estava com as mãos, boca e pescoço amarrados por fios.

Indícios apontavam que o corpo poderia ser de uma mulher, mas somente será confirmado através de exames mais detalhados que serão realizados no Instituto Médico Legal de Belo Horizonte.

Dr. Renato Mendonça informou que este caso é o mais recente que está em investigação na Delegacia Regional de Patrocínio. Ainda de acordo com o delegado, a ossada encontrada será encaminhada para uma análise na capital mineira na próxima terça-feira.

O delegado informou que uma família já procurou a Delegacia alegando desaparecimento de uma jovem e que essa ossada encontrada supostamente poderia ser dessa pessoa. Com base nas informações apresentadas pela família, o exame de DNA foi coletado e será encaminhado para Belo Horizonte nos próximos dias.

Durante entrevista à Difusora 95, o delegado, que está acompanhando todos os casos citados, pediu para que a população possa ajudar com repasse de informações, caso tenha, que serão apuradas por toda a equipe em sigilo absoluto.

Confira a reportagem na íntegra:

Texto: Erasmo Cláudio/ Difusora 95