Notícias

Dengue começa a ter redução no número de casos

19/04/2016 às 10:36

De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, somente em uma semana houveram 120 notificações de casos de dengue em Patrocínio, porém o número começa a reduzir devido ao clima que não contribui para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Apesar disso, segue o estado de alerta, uma vez que Patrocínio continua sendo considerado como município com transmissão alta de dengue.

A tendência é de redução a partir de agora, segundo o enfermeiro responsável pelo setor da Secretaria Municipal de Saúde, Gilberto Martins Júnior que ressalta que a preocupação e os cuidados devem continuar.

Ele informou que foi feito um levantamento de índice sobre a presença do mosquito e que apontou 1,2% dos imóveis visitados com criadouros e o recomendado pelo Ministério da Saúde é que esse nível esteja abaixo de 1%, o que mantêm a preocupação da Vigilância Epidemiológica que está trabalhando agora com um novo larvicida adquirido pela Prefeitura para combater o Aedes.

Até o boletim sobre a Dengue divulgado na última sexta-feira, eram sete notificações sobre Zika Vírus em Patrocínio, contudo dois foram descartados. Destes casos, dois eram de gestantes que apresentaram sintomas da doença provocada pelo vírus, porém em um deles foi confirmado apenas a Dengue e a outra gravida continua sendo monitorada dentro da suspeita do Zika Vírus.

Gilberto Martins Júnior informou que os demais cinco casos notificados continuam aguardando resultado para confirmar ou descartar.

Já em relação a Febre Chikungunya, um paciente residente em Patrocínio foi notificado em Limeira, porém depois de realizar exame específico foi descartado.

Renato Oliveira