Notícias

Denúncias de violência contra crianças e adolescentes ao Conselho Tutelar de Patrocínio aumentam durante a pandemia

27/07/2021 às 15:55

Durante a pandemia, o número de denúncias envolvendo crimes contra a criança e o adolescente ao Conselho Tutelar de Patrocínio aumentou de forma considerável, principalmente nos últimos meses. Além disso, a gravidade dos casos também tem se agravado.

O trabalho do Conselho Tutelar consiste na aplicação de medidas de proteção relacionadas a crianças e adolescentes vítimas de maus tratos, violação de direitos, falta de acesso à educação, falta de acesso ao atendimento à saúde e vítimas de diversos crimes. O órgão também realiza encaminhamentos a serviços e programas que existem no município de Patrocínio.

No período de isolamento social, alguns tipos de violência contra a criança e o adolescente têm aumentado. “O que tem nos preocupado é a gravidade dos casos. Porque cada dia mais estamos recebendo denúncias de casos ainda mais graves do que anteriormente. Hoje, infelizmente, há um aumento nos casos de abuso sexual, de abandono de incapaz. E são casos, em que muitas vezes, não há atendimento único do Conselho Tutelar, que precisa de uma articulação do conselho tutelar com as forças de polícia, no caso a polícia militar e a polícia civil de Patrocínio”afirmou o conselheiro tutelar Alex de Souza Lima.

Os atendimento na sede Conselho Tutelar são de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e, à tarde, das 13h às 17h. Aos sábados, domingos, feriados e durante a semana no horário noturno ou horário de almoço, o órgão atende através do telefone de plantão (34) 9 9110 2777.  “Tem sempre um conselheiro escalado de plantão para que possa estar realizando o recebimento de denúncias que caracterizem urgência e emergência, e nesses casos a gente realiza o atendimento ou, de repente o encaminhamento aos equipamentos que precisam realizar um atendimento. Casos mais graves como estupro, agressões, é interessante que seja feito também o contato com a políciamilitar, através do 190” finalizou o conselheiro.

Texto: Thais Busqueiro/Grupo Difusora

Reportagem: Erasmo Cláudio/Difusora 95