Notícias

Deputada Greyce Elias conta sobre audiência pública para debater a concessão da BR-365
23/02/2022 às 16:40
A deputada federal, Greyce Elias (Avante), em participação no programa Rádio Comunidade da última segunda-feira (21), foi questionada pelo apresentador José Antônio sobre o andamento da concessão para a duplicação da BR-365 por parte do governo do estado.
Na oportunidade Greyce informou que infelizmente em julho do ano passado foi surpreendida, pois foi pedido do secretário de estado e do governador Romeu Zema para que ele pudesse fazer um projeto de concessão das rodovias estaduais incluindo então duas BRs dentro desse projeto, a BR-365 e a BR-452.
Segundo a deputada, a BR-365 só foi reivindicada de Uberlândia à Patrocínio, dentro dos estudos, pediram esse trecho de 135 km. Quando houve o conhecimento desse pedido, de imediato se contrariou, tendo em vista que já existe um projeto em execução para que tenham a oportunidade de num curto, médio e longo prazo, a execução dessa duplicação da BR-365 de Uberlândia até Pirapatos.
Com esse pedido, fizeram algumas audiências públicas durante esses seis meses e no final desses seis meses, agora lançaram um leilão para o mês de março. Greicy se posicionou totalmente contrária ao projeto que o governo de estado tinha apresentado, tendo em vista que inicialmente eles tinham colocado apenas, em torno de 3 km de duplicação para os 135 km.
Ainda de acordo com Greyce, foi feita uma intervenção junto ao estado, foi citado que ela não estava apoiando, e que gostaria de abrir um diálogo. O secretário de estado fez as outras audiências públicas por todo o estado, com essa intervenção ele tentando com que ela aceitasse esse projeto.
Em alguns trechos passou de 30 km para 69 km aproximadamente de terceira faixa apenas. Ela entrou com uma representação já que e citou que o Ministério Público só pode agir de forma motivada.
Então Greyce entrou com uma representação assinada por ela mesma, pedindo para ajudar, para que pudesse suspender o leilão que está marcado já para o mês de março, para que pudessem então ter a oportunidade de ter uma nova audiência pública para que o estado pudesse falar com toda a população.
Greyce disse não apoiar o estado nesse projeto, e gostaria de uma audiência pública, onde possa chamar as autoridades da região, prefeito, vereadores, empresários, cidadãos comuns, comerciantes, todos que tenham interesse de participar para que eles possam conhecer o real projeto de concessão da BR-365 Uberlândia à Patrocínio.
A deputada ressaltou que estão analisando um para marcar no dia 04, sexta-feira à tarde, no CDL, em Patrocínio.Se até essa semana não conseguir dar viabilidade a essa comissão externa, será feita uma audiência extraoficial, mas de forma oficial para que todos possam na verdade se manifestar e principalmente conhecer o projeto.
Greyce disse que não tem a informação de onde serão implantadas as praças de pedágio, mas acredita ser de aproximadamente a cada 60 km, ou seja, 135 km com duas praças de pedágio, e com mais ou menos um preço de 12 reais por pedágio.
Texto: Maria Gabriela, Rosa Machado / Grupo Difusora
Reportagem: Fernando Cássio / Difusora 95
