Notícias

Despachantes reclamam de atraso em liberação de multas mesmo após pagamento efetivado

02/12/2016 às 11:48

A reportagem do Grupo Difusora foi procurada por alguns despachantes de Patrocínio, e os mesmos relataram que nos últimos dias vem ocorrendo alguns atrasos na baixa por parte do sistema no Município, ou seja, pela Jarí, após o pagamento de multas sofridas por motoristas junto ao trânsito local. Segundo um despachante que a reportagem pediu para que o seu nome fosse resguardado, o normal é que essas multas fossem baixadas pelo sistema após o seu pagamento, em no máximo vinte e quatro horas, e atualmente esse tempo tem ultrapassado quinze dias, levando transtorno aos despachantes e consequentemente a seus clientes.

A reportagem manteve contato com o secretário Helton Rodrigues Borges (Tim), que nos últimos dias também está respondendo pela Secretaria Trânsito, Transportes e Segurança Pública, para saber os motivos que vieram a acarretar nesta situação e ele nos informou que isso ocorreu devido ao grande número de multas que foram registradas em Patrocínio nos últimos dias. Segundo Tim a maioria das multas são por falta de cinto de segurança e uso de celular.

O secretário explicou que o Município possui uma empresa terceirizada de nome GCT – Gerenciamento e Controle de Trânsito S/A, sediada em Belo Horizonte, e que esta é a responsável por dar baixa junto ao Departamento de Trânsito de Minas Gerais – DETRAN- MG, da multa.

“Na verdade a multa é gerada, o contribuinte, neste caso o motorista multado, ao receber a multa, efetua o seu pagamento junto a uma instituição financeira, a partir daí essa instituição transmite um relatório no dia seguinte da compensação para a Prefeitura, neste caso a GCT, e esta por sua vez comunica ao Detran-MG, solicitando a baixa da multa. Nós estamos com uma dificuldade neste comunicado por parte da empresa, mas eu estive já com o responsável pela GCT e na segunda-feira dia 05, no mais tardar até quarta-feira dia, 07, nos vamos resolver esse problema de baixa, desde que tenha havido a emissão pelo banco, do pagamento da multa,” afirmou o secretário.

Helton Borges se comprometeu ainda em procurar a reportagem tão logo haja a regularização da situação.

A reportagem do Grupo Difusora seguirá acompanhando de perto o caso até que seja dada a sua devida solução.

José Antonio/Grupo Difusora