Notícias

Dia 27 de julho é celebrado o Dia Nacional do Pediatra

27/07/2021 às 10:24

Nesta terça-feira, 27 de julho, é comemorado o Dia Nacional do Pediatra, que também celebra 111 da fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria, que aconteceu em 1910.

O profissional de pediatria é responsável por cuidar das crianças, desde recém-nascidos até adolescentes, e também por auxiliar os pais ou responsáveis pelas crianças nos cuidados adequados. O trabalho do pediatra se estende para além da caminhada da criança até a vida adulta saudável. Ele também está presente na atenção à família e na valorização da presença dos pais.

“A pediatria, como uma especialidade médica, é um campo relativamente novo da medicina, tendo surgido há pouco mais de dois séculos. No Brasil, foi em 1910 que alguns médicos se organizaram em uma associação, que deu origem à Sociedade Brasileira de Pediatria” , explicou o Dr. Paulo Caixeta, médico pediatra em Patrocínio.

Para tornar-se pediatra, é necessário, após seis anos do curso de medicina, três anos de residência em pediatria. “O pediatra surge como o médico mais capacitado e qualificado para entender toda a complexidade e as nuances que envolvem as fases de vida de um indivíduo, do nascimento até os 19 anos”, disse Caixeta.

Ainda segundo o médico, o acompanhamento com o pediatra pode ser iniciado até mesmo antes do nascimento. “Desde o momento que a mulher e sua família ficam sabendo da gravidez, é natural que eles tenham preocupações e questionamentos sobre a chegada do bebê. Nesse momento, é importante que saibam que o pediatra pode ser de grande ajuda. Salientamos que uma consulta com o pediatra é recomendável, e a partir de 32 semanas é o momento ideal para sua realização. Esse procedimento traz segurança e tranquilidade para toda a família, esclarecendo dúvidas e criando um vínculo com o pediatra antes do nascimento”, afirmou.

Assim, como diversas áreas de especialidades médicas, a pediatria também atua no trabalho de prevenção de doenças. “Atualmente, o pediatra responde pelo cuidado dos pacientes, não só para tratar as doenças, mas também para previní-las e orientar na busca de uma vida saudável, com alimentação adequada, vacinações, atividade física, incentivo ao aleitamento materno, prevenção de obesidade, dentre outras”, explicou Dr. Paulo.

“Toda criança e adolescente deve ter um pediatra que o conheça e os acompanhe nos seus processos de crescimento e desenvolvimento. É importante que escolha um pediatra adequado, que lhe transmita conforto e segurança, criando empatia e confiança, o que são essenciais numa relação médico-paciente”, finalizou.

Atualmente, no Brasil, há cerca de 37 mil pediatras em atividade. Todos os responsáveis por uma criança ou adolescente, podem contar com o apoio desse profissional para assegurar o desenvolvimento físico, mental e emocional das novas gerações.

Texto: Thais Busqueiro/Grupo Difusora

Reportagem: Nilton César/Difusora 95