Notícias

Reprodução

Dia Mundial do Braile é comemorado em 04 de janeiro

07/01/2021 às 09:00

No último dia 04 de janeiro foi celebrado o Dia Mundial do Braile. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Louis Braille, o criador do sistema de leitura e escrita para cegos.

Conforme dados do relatório mundial sobre visão de 2019 da Organização Mundial da Saúde, 2,2 bilhões de pessoas têm algum tipo de deficiência visual, sendo que 1 bilhão poderia ter sido prevenida e tratada. No Brasil são mais de 580 mil pessoas cegas e 6 milhões com baixa visão.

Conforme explicou a coordenadora de Saúde da APAE de Patrocínio, Nelma do Carmo Borges, Louis Braille, o desenvolvedor do sistema alfabético para cegos, ficou cego quando tinha apenas três anos de idade, brincando com as ferramentas na oficina de seu pai e ao completar 20 anos, conseguiu concluir o alfabeto com diferentes combinações.

“Esse alfabeto tinha seis pontos, para entender melhor é como se pegasse uma cartela, pegasse seis tampinhas de garrafas e colocasse de duas a duas, duas, quatro, seis. Cada tampinha seria um ponto. Assim são as combinações, cada letra do alfabeto representa uma quantidade de pontos, então é a disposição em que são colocados esses pontos”, explanou a coordenadora.

Como Nelma mencionou, esse sistema chegou ao Brasil pelas mãos do professor José Alves de Azevedo que é considerado o patrono da educação de cegos no Brasil.

Nelma destacou ainda que na APAE de Patrocínio há uma sala de estimulação visual, com uma profissional devidamente capacitada, a Adriane, que além da capacitação em Braile, possui também habilidade para atividades manuais e ali produzem belíssimos materiais.

A coordenadora convidou para que, assim que possível, devido ao momento de pandemia da Covid-19, a população possa conhecer este local e os trabalhos que ali são desenvolvidos.

Texto: Cristiane Andrade/ Grupo Difusora
Reportagem: Nilton César/ Difusora 95