Notícias

Foto: Reprodução

Dia Nacional da Mamografia alerta sobre importância do exame para a detecção precoce do câncer de mama

05/02/2021 às 08:39

Nesta sexta-feira (05) é celebrado o dia nacional da mamografia, um exame importante para a detecção precoce do câncer de mama.

Após algum tempo parado, devido à pandemia da Covid-19, o Hospital do Câncer de Patrocínio pretende voltar, ainda neste mês de fevereiro, com o atendimento por meio da carreta mamamóvel, conforme explicou a coordenadora de eventos e captação de recursos da entidade, Ana Paula de Oliveira.

“Estamos tentando retomar com os atendimentos nos municípios vizinhos que tiverem interesse, com todos os protocolos de segurança da Covid-19. Está previsto para a gente voltar em meados de fevereiro, ainda não definimos a cidade, depois a gente tem vários projetos em São Paulo e regiões para desenvolver alguns projetos lá com a ONG Américas Amigas que foi a ONG que doou o mamógrafo para nós”, destacou Ana Paula.

A coordenadora de eventos mencionou ainda, que a volta às mamografias por meio da carreta voltará com cautela. Antes eram feitos até 50 exames por dia e agora a previsão é de que sejam feitos em torno de 30 exames diários e aonde ia apenas uma técnica, agora serão duas, seguindo todos os protocolos.

Ana Paula informou que para que a mulher seja atendida pelo mamógrafo,é preciso ter idade entre 40 a 69 anos e não ter feito o exame dentro de dois anos. Até o momento, não há nenhuma ação da carreta mamamóvel programada para atender o município de Patrocínio.

Ana Paula aproveita a data de hoje, dia da mamografia, para ressaltar a importância desse exame, que detecta o câncer de mama de forma precoce, dando à mulher 95% de chance de cura da doença.

Texto: Cristiane Andrade/ Grupo Difusora
Reportagem: Filipe Rodrigues/ Difusora 95