Notícias

Foto: Reprodução
Diante das demandas da sociedade profissões podem sofrer alterações futuramente
02/08/2023 às 09:01
Em 2018, a chefe da Comissão Econômica para a América Latina e Karibia Municipal da Organização das Nações Unidas (ONU), afirmou que 65% das crianças que entram nas escolas primárias hoje, terão no futuro profissões que não existem. Isso significa que o mundo do trabalho está mudando rapidamente, mas os desafios de escolher uma carreira ainda são os mesmos.
As principais funções, estão ligadas ao desenvolvimento digital, um advogado formado em 1950, poderia trabalhar por décadas sem grandes atualizações nos métodos e procedimentos, entretanto, as leis mudam rapidamente assim como as ferramentas de trabalho disponíveis. A sociedade, através da mudança de seus interesses, acaba gerando criação de novas funções.
O coordenador da Conquista Solução Educacional, Ivo Etal, destacou que para se preparar para o mercado de trabalho futuro, será necessário abandonar o apego a missões profissionais. Além do surgimento de novas profissões que ainda nem são conhecidas e um novo formato das que já existem devido ao avanço das tecnologias.
Profissões como advogados, médicos, arquitetos, professores e outras centenas, continuarão existindo, todavia, atuando direcionado as novas demandas. Outro aspecto a ser considerado, é que independente da profissão escolhida, esta passará por mudança.
Todo profissional atuará de forma hibrida, um moralista de dados que trabalha costumeiramente em um ambiente fechado, desenvolverá disponibilidade na interação social através da comunicação em equipe. Habilidades diferentes serão cobradas constantemente a depender do cenário estabelecido sendo necessário estar atento e se adaptar a ela para que o jovem possa ser inserido no mercado de trabalho.
Em relação com interação entre pais e filhos, Ivo ressaltou que as melhores conversas com os pais serão aquelas que apontam para a história pessoal, sempre haverá elementos que indicam os desafios superados afim de atingir um objetivo profissional.
Os exemplos narrados ao longo da conversa, refletirão referências para os filhos, a história dos pais ou de pessoas próximas sempre podem servir de inspiração, um outro ponto importante, nesta interação será sobre os interesses dos filhos, descobrindo sua afinidade e identificação com áreas de trabalho.
Para o coordenador, essa troca provocará uma modificação nos indivíduos, quando falamos de carreira profissional todos experimentaram tanto momentos árduos como exitosos. Na busca de definições pessoais e profissionais saber o que o outro vive ou viveu torna se uma aprendizagem, a troca de experiência promove a aprendizagem coletiva mesmo que em contexto diferenciados.
Texto: Thiago Sodré | Grupo Difusora
Reportagem: Filipe Rodrigues | Difusora 95
